Search
Close this search box.

Campanha Mundial em Defesa do Jornalismo profissional, livre e de qualidade é lançada pela Unesco

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Sabrina De Paula

Sabrina De Paula

Após um ano e alguns meses de pandemia, temos o conhecimento de que a humanidade depende cada dia mais de bens públicos globais, como alimentação, água, saúde. A Campanha Mundial em Defesa do Jornalismo veio para facilitar de alguma forma a vida desses profissionais.

Do mesmo modo, a informação de qualidade e confiável se enquadra neste grupo.

De acordo com o site GZH, a Unesco destaca que os jornalistas estão na linha de frente contra a batalha das chamadas fake news (notícias falsas).

“Ter informações confiáveis e precisas nunca foi mais importante do que hoje. Nossas notícias devem ser verificadas e bem fornecidas porque a desinformação se espalha tão rápido quanto o próprio vírus e pode causar muitos danos, não apenas para nossas democracias, mas também para nossas vidas” – afirma Guy Berger, diretor de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia da Unesco, conforme o site GZH.

O tema da Campanha Mundial em Defesa do Jornalismo deste ano tem um novo lema

O novo lema da campanha será “Por uma indústria de mídia viável, diversa, estável e segura”. São ingredientes essenciais para informação saudável. Evitando assim, menos impacto negativo na hora de repassar as notícias.

“A pandemia de covid-19 exacerbou e, em muitos casos, acelerou os desafios dos proprietários dos veículos de mídia, de editores e de jornalistas em todos os lugares” – diz Andrew Heslop, diretor executivo de Liberdade de Mídia da Associação Mundial de Jornais e Fórum Mundial de Editores (WAN-Ifra) de acordo com o site GZH, referindo-se aos desafios do modelo de negócio enfrentados pela mídia profissional.

A Unesco precisa ser parabenizada pela Campanha Mundial em Defesa do Jornalismo e ao lembrar dos nossos jornalistas, que exercem uma profissão tão essencial para a humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *