A pauta de hoje é feita para quem está começando agora no jornalismo. E aí, você sabe qual é a importância do Networking para sua carreira?
O amplo acesso à internet nos deu o direito de compartilharmos nossas próprias mensagens e visões de mundo. Ainda mais, as conexões que conseguimos criar através de redes sociais podem auxiliar seu trabalho no futuro.
O Networking é o termo utilizado para identificar um grupo de pessoas que você conhece que trabalham ou não no seu ramo. No bom português, são os contatos que criamos com pessoas, por vezes criados a partir de experiências profissionais que alguém vive.
Para além disso, essas relações amigáveis também podem ser criadas a partir das redes sociais: alguém que você acaba conhecendo no Twitter, por exemplo, que domina determinado assunto, pode te ajudar em um trabalho futuro.
Os profissionais mais atualizados sabem da importância do Networking e estão sempre buscando ampliá-lo. E embora os jornalistas de hard news utilizem esse termo de vez em quando, talvez você já tenha ouvido a palavra “fonte” sendo dita por aí.
No ramo do jornalismo prático, nossas fontes são o networking. Uma médica de uma área, um político de outra, um amigo formado em tecnologia… Todos esses contatos podem te auxiliar nas pautas que você tem que escrever! Mas, se você acha que ainda pode aumentar seu círculo de conexões, não se preocupe. Aqui estão algumas formas de você fazer isso:
O LinkedIn é uma rede social feita especificamente para conectar o perfil profissional de pessoas e empresas. Por lá você pode tanto divulgar seu trabalho e resultados, por exemplo, quanto procurar por um emprego.
Para melhorar a divulgação de suas experiências a plataforma também permite que você adicione fotos e vídeos, além de marcar outras pessoas – quando fizer projetos em grupo, por exemplo.
Ainda mais, você fica por dentro de uma rede de conexões de 1°, 2° e 3° graus, o que facilita o contato entre pessoas que têm conhecidos em comum, por exemplo. Essa é uma ótima forma de achar uma fonte. Por fim, o site também te permite aplicar para vagas, assim como empresas podem anunciá-las.
Você conhece alguém?
A forma mais natural e talvez mais antiga de se fazer o networking é: perguntar! Ou seja, vale perguntar aos seus amigos e conhecidos se eles conhecem alguém que trabalhe em determinadas áreas para te indicar.
Além disso você pode procurar em outras redes sociais e abordar as pessoas por meio de seus contatos profissionais, por exemplo. Desta forma, você deve se apresentar, dizer onde estuda ou trabalha e falar o porquê do contato. Depois, é só torcer pela resposta e quem sabe você não garante uma nova fonte?
Agora que você já sabe a importância do networking, não deixe de conferir nossas outras matérias sobre Marketing Pessoal.
Até a próxima pauta, pessoal!