Marketing Pessoal

Veja 4 dicas para encontrar sua área no Jornalismo

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 3 de novembro de 2016
Junte-se a mais de 12.749 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Falar no curso de comunicação, é falar sobre a descoberta de novos horizontes dentro do jornalismo. Que nem imaginávamos existir.

Dificilmente um novo aluno se forma com exatamente a mesma ideia da área no jornalismo, de quando iniciou os estudos. Veja a necessidade de encontrar sua área no jornalismo e perceba como isso pode ajudar.

Quando nasce um novo comunicador. Assim como quase todo futuro jornalista, nasce com a certeza de qual a área do jornalismo que sonha em atuar, e como deseja que seja o futuro na profissão.

A área de comunicação se divide em tantas vertentes.

É difícil contar e enumerar com a certeza de não ter deixado nenhuma de fora. Mas para te ajudar nessa difícil missão de descobrir se a sua praia é mesmo a que você sempre sonhou, ou se é uma coisa completamente nova e interessante que desperta e chama muito mais a sua paixão no mercado de trabalho.

Vamos falar um pouquinho sobre algumas atitudes que podem ser tomadas para conseguir encontrar sua área no jornalismo.

1- Pesquise para encontrar sua área no jornalismo

O mundo se renova a cada dia. Novas notícias, novas idéias, novos interesses…

Com tanta coisa nova, um profissional da comunicação não pode ser deixado para trás. Estar em contato e consciente das coisas novas, e atuais, é indispensável para um futuro promissor na profissão.

Um jornalista que está sempre pesquisando, está sempre descobrindo coisas novas… Quem sabe em uma dessas pesquisas você não descubra acidentalmente (ou propositalmente), o lado do jornalismo que você sempre sonhou em atuar?

2- Mantenha a mente aberta

Seja qual for o seu interesse inicial que te levou para dentro da profissão, aceite que seus planos e paixões. Algumas aceitações pode mudar e te levar a caminhos antes inimagináveis por você para encontrar sua área no jornalismo.

Se seu grande sonho, por exemplo, é seguir na carreira como repórter esportivo, mas no meio dos estudos descobriu que não leva tanto jeito assim para a câmera. Nota que sua praia mesmo é escrever textos factuais. Aceite de bom grado e receba essa nova experiência que pode te levar além do esperado.

3- Esteja em contato com quem já atua na área

Se você descobriu que sua área de interesse é completamente diferente do que você imaginava? Tente entrar em contato com pessoas que atuem em tais áreas é a melhor maneira de conhecer e descobrir tudo o que pode ser oferecido. Explorar esse lado que é uma novidade para você, ajudaria muito.

O contato com profissionais experientes é uma forma prática e direta de ver de perto novos ares.

4- Pode existir mais de um interesse

É possível que no meio de sua caminhada você descubra que sua vocação era a que você sonhava desde o começo, mas que também é uma completamente nova e diferente para você.

O Jornalismo é um grande leque de possibilidades. Jornalismo é se apaixonar por mais de uma área dentro da profissão, o que é bem normal. Se for possível conciliar os dois, ótimo!

Se for preciso optar por somente um para exercer, volte na primeira dica e pesquise qual melhor se adequa às suas necessidades e limitações.

Ebooks

Modelo de Currículo para Jornalista

Ebooks

Planejamento de Carreira pra Jornalista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte-nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Veja 4 dicas para encontrar sua área no Jornalismo”

tromboneSa

remarquablement, l’information utile
tromboneSa

Fernanda Felix

Je vous remercie!
Nous étions contents de notre contenu a été utile pour vous. Revenez souvent!
Suivez-nous sur Facebook, YouTube et Instagram, ce sera un plaisir de vous revoir ici.
Hug, Fernanda Felix.
————————————
Obrigada!
Ficamos felizes pelo nosso conteúdo ter sido útil para você. Volte sempre!
Nos acompanhe no Facebook, YouTube e Instagram, será um prazer lhe ver novamente por aqui.
Abraço, Fernanda Felix.