Existem diversos exemplos da construção de uma imagem de sucesso por meio da gestão de carreira. Muitos contratam profissionais como eu pra trilhar este caminho, e outros se espiram em casos reais, que deram certo.
A melhor forma de começar, que é sempre a parte mais difícil, é ter um plano de autoconhecimento e depois migrar pra um plano de carreira – específico seu, nada de usar a base de terceiros, nem que sejam suas inspirações.
E justamente pra começar, e começar bem, é preciso iniciativa, do que você se propõe, de como você consegue trilhar este processo… por isso a importância do autoconhecimento!
Como você enxerga sua imagem de sucesso?
[Aquela pausa dramática mesmo] – Para construir uma reputação é preciso acima de tudo ter ética, e toda ética só é mantida ou até mesmo identificada quando você se conhece muito bem e o supostamente o caminho que almeja alcançar.
E até mesmo para trabalhar sua reputação de forma positiva, satisfatória pra você e também pra quem te vê, é preciso proatividade.
Como começar a pensar na gestão de carreira ideal pra você? – Sem pausa dramática. Escreve num papel ou bloco de notas mesmo. Isso te trará metas, mesmo que depois otimize-as.
Não estou citando uma sopa de palavras bonitas só pra te assustar, pelo contrário, é para te trazer a percepção e visão que uma se une a outra.
Pare a leitura e faça uma analise breve nestes três últimos parágrafos… é como uma música, a letra não encaixa sem a melodia.
Para uma imagem de sucesso…
Seja visto
Sempre que possível contribua com ideias, pois você só será lembrado sendo útil.
Isso também é um principio básico do Network.
Construir
Pense todos os dias como construir sua carreira e um network de qualidade, nem que seja 1%. Gestão de carreira é basicamente isto!
Traga resultados
Seja criativo, corra riscos – claro, os que pode administrar… quanto mais bons trabalhos você entrega, mais fácil fica fazer pontes, exigir regalias, ser bem visto, expor experiências…
Tenha certeza que:
- O plano de carreira não é igual para todos.
- Não adianta ser bem estruturado e esquecer-se de ser correto com as pessoas e/ou com você mesmo, de manter a educação como alicerce e não só praticas a serem desempenhadas.
- Construa um plano de carreira logo, me procure se necessário, mas lembre-se de que manter seus princípios e sua essência corresponde a 80% do trabalho.
- O resto é 5% de network e 15% de graduação, capacitações no geral.
- Em uma rede social é muito mais fácil e rápido identificar quem se apresenta com conteúdo, de quem se apresenta como um especulador midiático de fama pra algo único, sem propósito.