Search
Close this search box.

Entenda a diferença entre Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Rafael Jesus

Rafael Jesus

Como já conversamos em outros conteúdos sobre… o termo Comunicação Social não existe à toa, ele é formado por áreas da Comunicação que fomenta o significado de levar os dados a sociedade, por isso devemos sim, ressaltar a diferença entre Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, no artigo de hoje.

Podemos dizer que as áreas da Comunicação são parte de um todo, e por conta disso, existem profissionais que fazem duas ou mais habilitações e assim, acumulam múltiplas experiências, em prol da informação, derivada de todo seu processo.

Para entender melhor a diferença entre Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, organizamos primeiro o significado individual de cada uma, e após a relação entre elas no Mercado.

Entenda a diferença entre Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas

Porque?

Porque somente assim será possível, com mais clareza, compreender que a Comunicação Social e suas habilitações fazem parte de um processo ÚNICO, de levar uma informação a mais pessoas e de forma assertiva e rápida, e por isso da relevância para o seu currículo:

“Ser parte do processo e não alheio, ciente apenas de uma habilitação.”

O que não quer dizer, graduado em todas, mas capacitado nos segmentos prioritários para o seu trabalho, de cada uma.

Vamos lá…

Jornalismo:

O curso ensina a coletar dados por meio de entrevistas, pesquisas, conhecimentos mais preparados, e assim criar conteúdos informativos e relevantes para um público.

Portanto é preciso aprender sobre critérios de noticiabilidade, seus padrões e técnicas necessárias para construção de um texto jornalístico.

Formados na faculdade de Jornalismo trabalham, tradicionalmente, em veículos de comunicação como o rádio, TV, impressos e os portais online.

Também podem também atuar como Assessores de Imprensa dentro de instituições ou oferecendo um serviço terceirizado.


Além de aprenderem a base para trabalharem com Social Media, Produtor de Conteúdo para Empresas, como exemplo Copyright e influenciadores digitais, como em canais e blogs.

Publicidade e Propaganda:

Podemos dizer que é a embalagem do Jornalista.

Porque você aprende a usar sua criatividade, técnicas de comunicação, bases textuais, para divulgar campanhas ou peças publicitárias que promovem empresas, marcas, produtos, serviços, pessoas ou causas, ou seja, que levam a informação respectiva, mais arquitetada para os públicos envolvidos.

O publicitário pode atuar em uma agência ou compor a equipe interna de qualquer empresa, pois todas precisam levar uma informação a alguém, em cima do que vendem, desenvolvendo materiais para a internet e também em outras mídias, como TV, rádio, revistas….

Relações Públicas:

Este curso é focado em ensinar a definição e execução da estratégia de comunicação de uma instituição ou figura pública.

O “RP”, como abreviado, atua pela construção de uma imagem positiva da marca perante o público, gerenciando crises em alguns momentos, ou, construindo uma estratégia. Como exemplo, podemos usar a Carol Conká, ex participante do BBB 21. Os RPs dela, como figura pública terão um “trabalhinho”, podemos dizer assim, rs.

Aos formandos de Relações Públicas, pode atuar em uma agência especializada ou dentro de uma empresa.

E aí, vem o “pulo do gato”, para quem já entendeu a relação, diferença entre Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, e principalmente do processo de COMUNICAR:

“O RP precisa ter uma ótima relação com os setores de Publicidade e a Imprensa (formada pelos Jornalistas), e para isso acontecer, somente quando a construção do Network foi bem feita, e o conhecimento das atividades das outras áreas, também.”

Assim como o contrário também! Tá vendo como uma precisa da outra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *