Marketing Pessoal

Diferença entre Jornalismo e Publicidade

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 11 de maio de 2020
Junte-se a mais de 12.749 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Com o advento do Jornalismo Digital, as duas profissões encontram-se mais próximas e dependentes, onde também podemos incluir o Marketing. Sabemos que na Segmentação de Comunicação Social as três sempre andaram juntas, porém hoje, andam como uma equipe, mesmo que haja sim diferença entre Jornalismo e Publicidade.

Ainda que uma precise da outra para fazer um trabalho na rotina da Comunicação, e seja imprescindível o profissional saber as atividades principais e essenciais de uma das outras para abrir mais oportunidades de contratação nas redações e agências, elas ainda possuem suas distinções.

Diferença entre Jornalismo e Publicidade

Jornalismo:

É uma coleta diária de investigação, curiosidade, pesquisa e análise de dados para a produção e divulgação de informações, seja através de qualquer gênero jornalístico ou mídia que dissipe a comunicação entre dois ou mais núcleos distintos, em prol de ajudar de alguma forma a Sociedade.

Ebooks

Modelo de como estruturar uma Notícia para Web

Publicidade e Propaganda:

Facebook/Instagram devido ao advento da maximização da Tecnologia é um dos campos de atuação do Publicitário. 

Ele é o profissional que atua com campanhas comerciais desde a base, ou seja, desde o planejamento, criação a publicação com um único objetivo: promover! Independente de ser uma marca, um serviço, um produto ou uma ideia. 

Quando no lide me referi ao Marketing, é porque nesta fase que ele entra: gerar valor para a marca, serviço, produto ou uma ideia, através do “Inbound Marketing”. Com um único objetivo: Vender e/ou Expor. 

Ebooks

Como descobrir qual o seu Público Alvo

Relação entre Jornalismo e Publicidade

Como disse, atualmente o Jornalismo, a Publicidade e o Marketing são vitalmente dependentes um do outro, a cada dia mais…

Para um Jornalista expor, divulgar e até mesmo conceber alcançar mais leitores, com isso VENDER, PROMOVER seus conteúdos jornalísticos (porque sim, a INFORMAÇÃO é um PRODUTO, e inclusive o profissional também) precisa entender e trabalhar com outras áreas. 

Para quem deseja ser autoridade e referência, precisa ser visto, então entender os conceitos básicos e essenciais de cada área fará com que o resultado do que almeja seja muito mais valioso e levado a frente. 

Quando dizemos que o profissional que sabe mais consegue ser melhor remunerado e conseguir mais oportunidades de trabalho, é por isto! Saber converter o seu trabalho em RESULTADO, consequentemente não pensar só no resultado, mas sim, em como melhor desenvolver o processo.

Ebooks

Checklist das Técnicas de SEO para Jornalista

Dica profissional

O profissional diferenciado, que tem todas as atenções hoje é o profissional que não pensa nas diferenças, porém sim, nas relações que podem trazer RESULTADOS, após o processo. 

Ebooks

Modelo de Currículo para Jornalista

Ebooks

Modelo de Portfólio

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte-nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *