Tudo se atualiza, além de você o currículo tradicional também deve entrar em critério de adaptações ao novo mercado.
Currículo tradicional x currículo cego:
1. Sem informações pessoais nem nome da universidade
Currículo cego este seria o nome do currículo que substituiria o currículo tradicional que conhecemos.
A tendência mundial, elimina do currículo detalhes como: gênero, raça, idade, nacionalidade, endereço, informações pessoais e nem nome da universidade.
As Iniciais devem substituir o nome e até o endereço de e-mail do candidato.
Sendo tudo adaptado para que não “denuncie” nenhuma informação pessoal.
Adaptações esses que minimizaria pré julgamento ou preconceito a alguns candidatos.
2. Sem fotos
Alguns alunos ainda utilizam foto no currículo, como uma forma de se apresentar um pouco mais pessoalmente.
O espaço da imagem deve ser substituído por links para redes sociais.
Sugiro desde já, que seja o LinkedIN, por ser uma rede social profissional.
3. Menos atribuições e mais resultados. “Vamos ao que interessa”
Nos processos seletivos o que é levado em consideração não são descrições de mil e uma atividades somente, mas sim o resultado que teve nelas.
4. Vídeos
Já imaginou se apresentar como profissional competente para a vaga através de um vídeo e não só por linhas de currículos, como no currículo tradicional?
Pois isso já pode ser uma realidade.
Este vídeo servirá como complemento ao seu currículo, é uma estratégia positiva para conquistar a vaga, mas que deve ter muita atenção pelos candidatos, para não acabar sendo um grande tiro no pé.
Os arquivos em vídeo servem apenas para mostrar importantes diferenciais competitivos como a habilidade em comunicação, ou seja, mostrar que você que deseja a vaga de um comunicador, sabe de fato comunicar, e ainda mais mostrar sua capacidade de organização mental, objetiva, clara, um bom português.
E o mais importante para este novo cenário da comunicação: saber trabalhar bem um vídeo curto mas denso de conteúdo e dentro dos padrões exigidos, muito além do bom senso, como cobrado no jornalismo digital.
Aproveite esta nova adaptação mercadológica e além de estudar para adaptar o currículo tradicional ao novo, também se adapte às competências que o novo mercado exige de você como profissional, para ter o currículo cego, bem visto pelos recrutadores.