O mercado de trabalho para jornalismo é mais complexo e grande do que aparenta. A comunicação está se expandindo de acordo com as recentes mudanças do mercado.
Com a convergência midiática, a chegada das novas tecnologias e a velocidade de circulação de informação, o mercado de trabalho mudou desde o jornalismo tradicional. Para conhecer melhor essas mudanças, separamos 3 tópicos relacionados ao assunto.
Concorrência
O número de jornalistas no mercado é alto. Por isso, o profissional deve se destacar entre os outros. Existem diversos cursos que podem enriquecer o seu currículo e auxiliar na contratação.
Além disso, existem diversas áreas para trabalhar como jornalista. Por isso, a concorrência pode variar de acordo com a área em que você trabalha.
Retorno financeiro
O retorno financeiro de cada trabalho varia com o valor das suas horas em serviço, os custos do seu trabalho e a qualidade que o seu trabalho tem em relação ao mercado de trabalho para jornalismo.
Além disso, o retorno financeiro depende da sua área de trabalho, das chances de ser promovido em uma empresa e do seu tempo de serviço (experiência).
Infelizmente, certas áreas no jornalismo Brasileiro ganham pouco, como o jornalismo ambiental. No entanto, existem áreas no mercado de trabalho para jornalismo que ganham mais, como no Jornalismo Empresarial.
Estabilidade
Com a terceirização de serviços, a contratação através da carteira de trabalho se torna cada vez menos comum. Por isso, a estabilidade é um desafio.
Com o marketing pessoal e a gestão de imagem, você pode divulgar o seu trabalho para aumentar as chances de contratação. No entanto, há insegurança quanto às contratações futuras.
Apesar de não parecer otimista, quando o profissional consegue destaque no mercado, ele consegue ter poder para decidir quais contratos vale a pena fechar ou não. Assim, há maior liberdade de escolha.
Para saber mais sobre o mercado de trabalho para jornalismo, continue acompanhando a Academia do Jornalista.