Search
Close this search box.

Como conseguir emprego na área do Jornalismo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Conseguir um emprego na área do jornalismo é um desafio de grande parte dos jornalistas brasileiros nos últimos tempos.

A crise financeira prejudicou diversas empresas, inclusive as de comunicação. Assim, as vagas de emprego diminuíram, visto que não há dinheiro para investir em novos funcionários.

No entanto, não devemos desistir de procurar trabalhar na área que estudamos tanto para estar!

Para te ajudar na jornada da busca de emprego, separamos 5 dicas simples para colocar em prática e aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho. 

Como conseguir emprego na área do Jornalismo?
Fonte: Academia do Jornalista

Trabalhe a sua imagem

Ao estudar comunicação, entendemos como tudo possui uma mensagem. Você já parou para pensar que até a sua postura e a forma que você se veste comunica sobre você?

Pois é, tudo o que fazemos pode definir a forma que o mundo enxerga a nossa imagem. Por isso, é importante trabalhar a sua imagem para conseguir um emprego na área do Jornalismo

Imagine que você seja dono de uma empresa de assessoria política. Você contrataria uma pessoa que só faz piadas e não leva outras pessoas a sério? Existe uma postura correta para o ambiente de trabalho e é importante se comunicar de acordo com o local.

Isso não quer dizer que você deve abandonar as suas individualidades no local de trabalho, mas desenvolve-las ao seu favor.

Publicação de Portfólio

É através do portfólio que o mercado de trabalho pode conhecer as suas produções. Por isso, invista um tempo para atualizar o seu portfólio com regularidade.

Aqui no Blog da Academia do Jornalista sempre oferecemos dicas de sites para colocar o seu portfólio, mas incentivamos a criação de um Blog Portfólio. Assim, você pode aplicar a sua personalidade e se comunicar através dele.

Desenvolvimento de Networking

Ter uma rede de contatos é uma das melhores formas para conseguir um emprego na área do Jornalismo. 

Através dos contatos certos, a sua Networking pode trazer mais relevância no momento da contratação. Além disso, se você já tiver mostrado o seu trabalho para a sua rede de contatos, eles podem recomendar o seu trabalho para pessoas que precisem dele.

Cursos extras

Mesmo muito boa, a faculdade de Jornalismo raramente é suficiente para que você entre no mercado de trabalho. 

Por isso, é importante que você realize cursos extras que te direcionam para uma área no jornalismo

Caso você deseje trabalhar com escrita, procure cursos que possam lapidar a forma que você escreve e desenvolver a sua habilidade! Caso você deseje trabalhar na área de política, procure cursos sobre direitos humanos e frequente seminários e palestras sobre o assunto.

Distribuição de currículo

Por fim, para conseguir emprego na área do Jornalismo é preciso colocar o seu currículo onde puder.  

Mesmo que não consiga a vaga, a empresa vai te analisar e talvez entre em contato com você para outra vaga no futuro. Ou até te contrate para trabalhos como freelancer.

Não deixe de compartilhar o seu trabalho e procure sempre ser profissional.

Nós temos vários serviços aqui na Academia, que podem te ajudar em cada tópico deste, como mentoria para desenvolvimento pessoal e profissional, ajuda personalizada para fazer CV e portfólio, até de uma plataforma de cursos, que se atualizam trimestralmente, super exigidos pelo mercado de trabalho no ato da sua contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *