Conseguir um emprego na área do jornalismo é um desafio de grande parte dos jornalistas brasileiros nos últimos tempos.
A crise financeira prejudicou diversas empresas, inclusive as de comunicação. Assim, as vagas de emprego diminuíram, visto que não há dinheiro para investir em novos funcionários.
No entanto, não devemos desistir de procurar trabalhar na área que estudamos tanto para estar!
Para te ajudar na jornada da busca de emprego, separamos 5 dicas simples para colocar em prática e aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho.
Trabalhe a sua imagem
Ao estudar comunicação, entendemos como tudo possui uma mensagem. Você já parou para pensar que até a sua postura e a forma que você se veste comunica sobre você?
Pois é, tudo o que fazemos pode definir a forma que o mundo enxerga a nossa imagem. Por isso, é importante trabalhar a sua imagem para conseguir um emprego na área do Jornalismo.
Imagine que você seja dono de uma empresa de assessoria política. Você contrataria uma pessoa que só faz piadas e não leva outras pessoas a sério? Existe uma postura correta para o ambiente de trabalho e é importante se comunicar de acordo com o local.
Isso não quer dizer que você deve abandonar as suas individualidades no local de trabalho, mas desenvolve-las ao seu favor.
Publicação de Portfólio
É através do portfólio que o mercado de trabalho pode conhecer as suas produções. Por isso, invista um tempo para atualizar o seu portfólio com regularidade.
Aqui no Blog da Academia do Jornalista sempre oferecemos dicas de sites para colocar o seu portfólio, mas incentivamos a criação de um Blog Portfólio. Assim, você pode aplicar a sua personalidade e se comunicar através dele.
Desenvolvimento de Networking
Ter uma rede de contatos é uma das melhores formas para conseguir um emprego na área do Jornalismo.
Através dos contatos certos, a sua Networking pode trazer mais relevância no momento da contratação. Além disso, se você já tiver mostrado o seu trabalho para a sua rede de contatos, eles podem recomendar o seu trabalho para pessoas que precisem dele.
Cursos extras
Mesmo muito boa, a faculdade de Jornalismo raramente é suficiente para que você entre no mercado de trabalho.
Por isso, é importante que você realize cursos extras que te direcionam para uma área no jornalismo.
Caso você deseje trabalhar com escrita, procure cursos que possam lapidar a forma que você escreve e desenvolver a sua habilidade! Caso você deseje trabalhar na área de política, procure cursos sobre direitos humanos e frequente seminários e palestras sobre o assunto.
Distribuição de currículo
Por fim, para conseguir emprego na área do Jornalismo é preciso colocar o seu currículo onde puder.
Mesmo que não consiga a vaga, a empresa vai te analisar e talvez entre em contato com você para outra vaga no futuro. Ou até te contrate para trabalhos como freelancer.
Não deixe de compartilhar o seu trabalho e procure sempre ser profissional.
Nós temos vários serviços aqui na Academia, que podem te ajudar em cada tópico deste, como mentoria para desenvolvimento pessoal e profissional, ajuda personalizada para fazer CV e portfólio, até de uma plataforma de cursos, que se atualizam trimestralmente, super exigidos pelo mercado de trabalho no ato da sua contratação.
Respostas de 4
Olá, boa tarde! Sou estudante de jornalismo e realmente está muito difícil de arrumar um estágio remunerado na área. Sempre envio meu currículo e as empresas voltadas para comunicação me dispensam ,mesmo eu tendo feito muitos cursos que tem relação com a área . O que devo fazer pata resolver essa situação? Obrigado pela ajuda !
Olá Fábio, boa tarde.
Realmente é um grande desafio, assim como em outras fases, que você pode passar.
Pra te ajudar melhor neste cenário, vou te pedir pra entrar em contato comigo pelo direct do Instagram, pois, preciso de mais detalhes, conhecer mais do seu perfil e realidades geográficas, além de outras coisas, pra entregar orientações condizentes. Este assunto assim como outros devem ser tratados de formas mais personalizadas, pois o caminho pode parecer igual pra todos, mas não é. Sempre repito isso para os meus alunos sobre carreira; onde na verdade é o maior problema de conseguir oportunidade é isso, se tratarem como todos iguais, pensando no resultado final, acabando por enxergar caminhos inapropriados pra sua realidade, perfil.
Te espero, tem muitas formas de poder lhe ajudar, só preciso saber “quem é Fábio” e onde “Fábio está errando ou com desatenção”.
Meu filho se formou em jornalismo mas não consegue emprego de maneira nenhuma já enviou currículo pra vários lugares mas pedem experiência na área
Olá Magda!
Sabemos como pode ser frustrante essa fase inicial de busca por emprego, especialmente quando tantas oportunidades exigem experiência.
Nossa plataforma foi criada justamente para ajudar jornalistas em formação a superar esse obstáculo.
Com mais de 15 cursos práticos focados nas demandas reais do mercado, além de uma mentoria personalizada, oferecemos o suporte necessário para construção de currículo, portfólio e uma marca pessoal forte.
Vamos trabalhar juntos para desenvolver as habilidades e o posicionamento que vão destacar o seu filho e abrir as portas para novas oportunidades na área!.
Se tiver interesse posso ajudá-lo! Entra em contato comigo pelo chat do Instagram, que explico melhor pra você, mostro os resultados positivos que já tive com alguns alunos durante meus 10 anos de carreira, e você decide o que for melhor pra seu filho.
Te espero, “é possível”, saber disso já muda o jogo; fala com ele! ♥️
Um abraço e até as próximas pautas aqui em nosso blog 😍