Search
Close this search box.

Três principais ferramentas do jornalismo digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

As ferramentas do Jornalismo Digital são os principais recursos que se diferenciam do Jornalismo Tradicional.

Isso acontece porque o ambiente digital exige que os conteúdos feitos nela sigam critérios para que sejam conteúdos consumidos.

Separamos as três principais ferramentas para você entender e se aprofundar nos estudos e se tornar um jornalista de sucesso no ambiente digital.

Três principais ferramentas do jornalismo digital
Fonte: Academia do Jornalista

HiperLink

O hiperlink é a inserção de um link em uma frase ou palavra que conecta o leitor com outro conteúdo. Por exemplo, se eu inserir um link na palavra Social Media e o leitor tiver interesse em estudar mais sobre o assunto, é só clicar na palavra.

Esse recurso no jornalismo digital é muito importante para a interação e conexão entre os conteúdos. Dessa forma, o leitor tem a chance de consumir diversos tipos de conteúdos a partir de um.

SEO

As técnicas de SEO são, sem dúvida, as ferramentas do jornalismo digital mais importantes que devem ser dominadas. São elas que fazem o seu conteúdo aparecer nos resultados dos sites de busca.

Além disso, as técnicas de SEO alinham o seu conteúdo para que ele fique de acordo com a linguagem do ambiente digital, ou seja, com frases curtas e parágrafos pequenos.

Por isso, elas são tão importantes para o produtor de conteúdo na internet.

Interação

Estimular a interação é fundamental para saber como o público recebe o conteúdo. 

O ambiente digital permite isso, permite esse tipo de interação, a partir de comentários, compartilhamentos e conversas por mensagens.

Além disso, a interação engaja o seu conteúdo, se tornando uma ferramenta no ambiente digital que permite que mais pessoas acessem a sua produção.

O estimulo da interação pode ser feito através do Call to Action, convidando o consumidor de conteúdo para interagir através de mensagens e comentários.

Para saber mais sobre Jornalismo Digital e produção de conteúdo, acompanhe a Academia do Jornalista e se inscreva na nossa plataforma de cursos, onde nossas aulas podem ajudar você a escrever conteúdos de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *