Search
Close this search box.

O que é Jornalismo Independente

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

O Jornalismo Independente se populariza cada vez mais no Brasil e tende a aumentar cada vez mais o consumo do seu conteúdo, por passar mais credibilidade. 

Se inscreva no canal agora!!!

Diferente do jornalismo na mídia convencional, o Jornalismo Independente é realizado sem vinculação econômica e, por isso, não possui caráter mercadológico. Se desvinculando de grupos empresariais da comunicação, interesses comerciais, viés políticos, ganhando mais autonomia na produção de conteúdo.

Dessa forma, os jornalistas possuem maior liberdade para não seguir os padrões do jornalismo moderno. Assim, os jornalistas recuperam os valores fundamentais do jornalismo, que geralmente ficam em segundo plano no jornalismo empresarial.

O que é Jornalismo Independente
Fonte: Academia do Jornalista

Como o Jornalismo Independente se sustenta financeiramente

É preciso, primeiramente, frisar que o objetivo do Jornalismo Independente não é gerar lucro. O objetivo do Jornalismo Independente é não depender de empresas para gerar conteúdos relevantes, possuindo mais autonomia para argumentar, criticar, salientar questões que muitas vezes não podem ser faladas.

A renda recebida é para pagar os recursos de produção e o trabalho dos profissionais envolvidos com dignidade. Se incluir no mercado de comunicação não é o objetivo do jornalismo independente.

Existem diversas formas de obter renda (novamente, não é lucro) através do Jornalismo Independente. Atualmente, as mídias independentes contam com apoiadores, que financiam os projetos. Em troca, recebem conteúdos exclusivos, como acesso a bastidores e newsletters exclusivas.

Outra forma de receber apoio financeiro é a parceria com institutos com os mesmos valores que a mídia independente. 

Como exemplo prático, usaremos o Joio e o Trigo, que é um site de Jornalismo Independente que investiga questões sobre alimentação, saúde e política. O financiamento ocorre através de apoio com organizações com os mesmos valores do site, como o Instituto Ibirapitanga e Instituto Serapilheira, e apoio mensal dos próprios consumidores de conteúdo

Para saber mais sobre outras formas de fazer jornalismo, continue acompanhando a Academia do Jornalista.

EXTRA: relato de Sérgio de Souza e a sua experiência no jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *