Search
Close this search box.

Livros para entender economia

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Um dos assuntos mais difíceis de trabalhar no jornalismo é a economia, pois a maioria dos jornalistas são mais familiarizados com as áreas do conhecimento de ciências humanas.

No entanto, entender economia é fundamental para compreender como a sociedade funciona em um mundo que depende das trocas financeiras.

Aliás, não podemos falar sobre dinheiro e capital sem falar sobre como esses fluxos constroem o espaço.

Sobretudo, para que não haja conflitos com esse conteúdo, é preciso afirmar que alguns autores realizam críticas construtivas sobre o capitalismo. Caso o leitor não deseje ler essas críticas, é só não ler.

Livros para entender economia
Fonte: Academia do Jornalista

O Livro da Economia

Produzido pela Globo Livros, O Livro da Economia aborda diversos assuntos com muita simplicidade e objetividade. O livro trabalha, por exemplo, com ideias como “a mão invisível do mercado” e “valor-trabalho”. Além disso, ele mostra a história da economia e como ela funciona nas relações exteriores. 

Aliás, é um livro recomendado para jornalistas que desejam trabalhar produzindo conteúdos sobre política.

Mercado Financeiro Brasileiro

Diferente dos outros livros, que abordam a economia de forma mais política, em Mercado Financeiro Brasileiro é possível entender uma série de conceitos fundamentais no mercado financeiro, como mercado de crédito.

Além disso, Liliam Carrete e Rosana Tavares apresentam relatos de profissionais da área de economia.

17 contradições e o fim do capitalismo

Por fim, um dos livros que mais me ensinou sobre economia. Nesse livro, David Harvey mostra como as crises do capitalismo foram geradas pelas contradições do próprio sistema, como a crise de 2008 e a crise do petróleo.

Por isso, considero um dos livros mais completos para entender conceitos, como moeda, capital, trabalho e valor de troca e valor de uso.

Caso você tenha alguma dica de leitura sobre economia, nos conte no Instagram da Academia do Jornalista! Ademais, para receber mais dicas de leituras, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *