Apesar de ainda serem ferramentas novas, as inteligências artificiais têm um grande papel para auxiliar os profissionais de jornalismo. Sobretudo, no jornalismo brasileiro, que necessita de ferramentas inovadoras para suprir a demanda de informação.
Sendo assim, separamos 4 inteligências artificiais que podem te auxiliar no seu trabalho como jornalista.
Tome
Com a Tome, o jornalista pode fazer apresentações, como a proposta pelo PowerPoint, de forma leve e de design elaborado.
Sendo assim, a IA (inteligência artificial) produz uma narrativa para que a apresentação seja fluída e convincente.
Cogram
Ao pesquisar sobre a Cogram, me deparei com a informação de que é um aplicativo de anotações. No entanto, é muito mais do que isso.
Sobretudo, a Cogram é uma ferramenta que pode auxiliar na realização de anotações por ser uma ferramenta de preenchimento automático. Ou seja, você insere as informações de forma dispersa durante o momento que necessita e o aplicativo preenche de forma mais completa e lógica. Assim, sem perder informações, a inteligência artificial otimiza e organiza as informações.
Além disso, é possível usar em equipe, sendo uma ótima ferramenta para ser usada em reuniões e em conjunto.
Invideo
Sobretudo, é a ferramenta mais completa que usa inteligência artificial nessa lista.
A InVideo produz e edita vídeo de forma intuitiva, rápida e fácil, de acordo com a sua proposta.
A ferramenta possui modelos para variar com o seu tipo de uso, podendo ser personalizado com as características que o usuário desejar.
Além disso, ele usa as ferramentas de IA para transformar textos prontos em Script, transformando em vídeo logo em seguida.
Writesonic
A plataforma de escrita de textos tem a proposta de ser intuitiva e livre de erros. Sendo assim, é uma ótima alternativa para os criadores de conteúdo que precisam de ferramentas que otimizem o seu tempo, para resultados mais produtivos.
Para saber mais como o mercado de jornalismo está se adaptando com a popularização da inteligência artificial, continue acompanhando a academia do jornalista.