O Jornalismo Móvel é uma das principais vertentes do Jornalismo Digital. No ambiente móvel, a informação pode ser acessada em qualquer lugar.
Ademais, com os avanços da tecnologia e da internet, o consumo de conteúdo em aparelhos móveis, como notebook e tablet, aumentou e, com isso, o conteúdo na Web teve que se adaptar. Em suma, o grande avanço tecnológico com mais necessidade do Jornalismo Móvel é o aparelho celular.
O celular é um aparelho muito versátil, pois podemos usá-lo para acessar sites, telefonar, fotografar, trocas mensagens, editar vídeos, produzir textos e até se encontrar no mapa. Por isso, o aparelho é um ótimo canal para transmitir e receber informações. Dessa forma, não poderíamos deixar de falar das principais características dessa vertente no blog da Academia do Jornalista.
O texto do Jornalismo Móvel
A dinâmica do texto do aparelho celular deve ser simples e acessível, pois textos muito densos podem atrapalhar a percepção do leitor.
Além disso, o Jornalismo Móvel tem uma grande vantagem: seus textos não precisam ser muito longos. Isso acontece porque os temas podem variar e incluir informações mais curtas, como o clima e programas culturais.
Com os celulares, as fonte oculares se tornaram mais comuns nas matérias, pois o aparelho celular permite o compartilhamento de imagens e informações em tempo real. Com isso, a informação pode se tornar notícia facilmente.
Além disso, no Jornalismo Móvel a notícia precisa ser atrativa. Isso é fundamental, pois na Web o usuário se distrai e se afasta da matéria com mais facilidade.
Por fim, vale destacar que o Jornalismo Móvel não se resume em conteúdos escritos. Nesse cenário está incluso jornalismo através de áudios e vídeos, como agregadores de podcast e notícias no YouTube.
Aliás, continue acompanhando o blog da Academia do Jornalista para você aprender mais sobre Jornalismo Digital.