Search
Close this search box.

Confira 4 livros para produzir bons conteúdos para a Web

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Apesar de parecer fácil, é difícil encontrar livros para produzir bons conteúdos. Seja conteúdo escrito, em áudio, em vídeo ou até improvisado. Em suma, é necessário muito conhecimento para não acabar falhando de alguma forma.

Por isso, separamos 4 livros que podem te ajudar na produção de conteúdo, voltado, principalmente, para o conteúdo jornalístico na web.

A arte de escrever para a web

Primeiramente, esse livro é um ótimo começo para quem deseja produzir bons conteúdos no ambiente digital. Paulo Macedo oferece dicas úteis para os leitores, aumentando a segurança para escrever com mais autonomia, sem deixar a autocrítica atrapalhar.

Apesar de ser básico, é ótimo para quem deseja começar na produção de conteúdo e, por isso, esta logo no início da lista.

Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção

Algumas faculdades utilizam esse livro em aulas, de tão bom que ele é. Por isso, não poderíamos deixar de incluir esse livro na lista.

O autor William Zinsser mostra de forma leve, breve e descontraída dicas de escrita para não ficção, ou seja, escrever a vida real. O livro, assim, oferece orientação para escrever reportagens, artigos e diversas outras formas de produzir conteúdo escrito.

O caminho do artista

Sobretudo, um dos maiores terrores de quem trabalha com a produção de conteúdo é o bloqueio criativo. Em O caminho do artista, Julia Cameron oferece exercícios para despertar a criatividade.

Além disso, o livro oferece diversas lições que também vão te ajudar a ser mais criativo com a sua forma de lidar com os problemas pessoais.

Sem dúvidas, O caminho do artista é um dos melhores livros para produzir bons conteúdos.

Manual de Redação da Folha de São Paulo

O Manual de Redação da Folha é considerado uma fonte de referencia do jornalismo brasileiro. Dessa forma, é muito comum jornalistas de outros portais também usarem o manual no auxilio na produção de textos.

Por fim, indicamos esse livro para ser seu grande aliado na produção de conteúdo, pois oferece um guia para escrever bem, redigir textos de qualidade e padronização do conteúdo. Além disso, também dicas para escrever de forma mais clara e concisa, códigos de conduta e guia para a padronização de reportagem.

Continue acompanhando a Academia do Jornalista para receber mais dicas de leitura e, dessa forma, ser um jornalista de sucesso. Você tem outras dicas? Comente aqui embaixo pra seus amigos de profissão saberem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *