Search
Close this search box.

Como escrever para blog e conquistar leitores fiéis

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Sabrina De Paula

Sabrina De Paula

Planejamento é importante em vários aspectos da rotina de um comunicador. E para ter um blog não poderia ser diferente. Ter uma estrutura definida de post para blog ajuda bastante na hora de produzir conteúdo. Fique aqui e saiba como escrever para blog com qualidade.

Com o passar do tempo e com o aumento da produção de conteúdo digital, As coisas foram se modificando. Hoje os conteúdos digitais vêm se modificando e se personalizando, se tratando de blog.

Muitos dos conteúdos são inseridos links internos, títulos mais chamativos com palavras chaves mais buscadas pelo consumidor do assunto, infográficos. Além de outras técnicas importantes.

A forma de leitura do consumidor de conteúdos digitais

Um dos pontos que ainda não é tratado com relevância é a estrutura do conteúdo em si, quando de blog de negócios, por exemplo.

Geralmente, o leitor que consome conteúdos digitais não tem a leitura detalhada de parágrafos imensos, até porque a maioria está consumindo pelo celular e querem agilidade de informação.

Portanto, um detalhe que ajuda muito na hora de produzir conteúdos para blogs é deixar uma estrutura predefinida de post.

Neste caso, não só ajuda a ter uma organização melhor do raciocínio mas também na produtividade. Desenvolvendo as ideias e indo mais direto ao ponto, sem muita enrolação.

Título + Resumo

O título é um dos pontos principais que vai definir se as pessoas vão ou não consumir o seu conteúdo clicando no link ou não.

A recomendação é que você pense no seu título após escrever o conteúdo, assim, você consegue de forma geral criar um título estratégico e chamativo.

Introdução

As primeiras palavras do texto é considerável também muito importante, pois ali será definido se o leitor vai ou não continuar a consumir o que vem depois.

Você pode acabar produzindo um conteúdo rico, mas se não chamar atenção no início, talvez o leitor não leita o restante.

Desenvolvimento

Este e mais um detalhe importante de como escrever para blog. Então, se tratando de leitura na internet, muitas pessoas ainda comparam com a leitura de um livro. Nós, consumidores de conteúdos digitais sabemos que não é bem dessa forma.

Entretanto, escrever textos longos e sem tópicos na internet há grandes chances das pessoas ignorarem o que está ali, principalmente porque elas precisam ser informadas de forma rápida.

As pessoas no mundo atual são multitarefas, ao mesmo tempo que estão lendo seu blog, estão falando com amigos ou em alguma rede social, respondendo e-mails.

Por isso, é necessário criar mecanismos que os leitoras consigam ser informados de forma rápida e prática.

Fechamento

Logo, falaremos sobre o fechamento do assunto como escrever para blog.

Após produzir o conteúdo com todos os detalhes e pontos citados acima você não vai escrever qualquer coisa no final, não é mesmo? Como se fosse aquele livro que não conta bem o final da história.

Portanto, conclua bem o seu conteúdo recapitulando o que foi dito e reforçando a ideia do que foi escrito. Colocar um capítulo de “conclusão” ajuda bastante a frisar e fechar o texto.

Se tratando de um blog estratégico e de vendas, é legal colocar uma chamada ao final do texto com o direcionamento para onde você quer levar o leitor e futuro consumidor.

“Costumamos criar CTAs para que o leitor baixe algum material complementar à leitura. Mas não se esqueça de que você não deve forçar o leitor a fazer isso, apenas conduzi-lo,” menciona o site Resultados Digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *