A produção e distribuição de notícias varia de acordo com as tecnologias mais usadas no momento. Durante a industrialização brasileira, por exemplo, a tecnologia de maior distribuição de notícias era o rádio.
No entanto, com as atuais tecnologias, a mudança de distribuição mudou com a convergência midiática, conceito de Henry Jenkins. Além disso, de acordo com Milton Santos, com a globalização as redes informacionais mudaram o fluxo, conectando pessoas e lugares instantaneamente. É pensando nesses dois conceitos que vamos pensar nesse artigo sobre as mudanças na produção e distribuição de notícias.
Jornalismo em tempo real
Se no jornalismo tradicional e impresso era preciso esperar a impressão do próximo jornal de amanhã para saber as notícias de hoje, na internet só precisamos abrir o twitter para saber o que aconteceu instantes atrás. É dessa forma que os fluxos de informação funcionam atualmente.
Além disso, as informações surgem de lugares diferentes e se espalham de formas diversas. Se uma pessoa estiver na Califórnia e postar um vídeo de incêndio, basta cinco minutos para essa informação chegar em milhares de lugares do globo através de diferentes canais de comunicação. Assim, é nítido perceber como a produção e distribuição de notícias mudaram com a tecnologia.
Novas plataformas de distribuição
Sobretudo, o fluxo de informações é a maior vantagem na produção e distribuição de notícias. Ou seja, se não houvesse fluxo de distribuição não haveria produções tão ricas de informações. Além disso, com o alto fluxo, o compartilhamento de notícias é muito alto.
Aliás, com as tecnologias de SEO e algoritmo do Google, as informações também chegam filtradas, mas, ainda assim, a demanda é muito alta.
Novos formatos de conteúdo
Com a Convergência Tecnológica, os conteúdos chegam de diversos formatos através da internet, como texto, áudio, fotografia e vídeos.
A mudança no formato é, para os jornalistas, a parte mais diversificada da produção. Ou seja, quando pensamos no produto informativo, como uma reportagem, precisamos pensar em qual formato o público-alvo vai acessar.
Além disso, é possível fazer diversos formatos de conteúdo para o compartilhamento de informação. Por isso, é possível assistir a um programa e depois ouvir um podcast sobre, por exemplo.
Para saber mais como produzir conteúdo de qualidade com as mudanças na produção e distribuição de notícias, continue acompanhando a Academia do Jornalista.