Search
Close this search box.

As mudanças na produção e distribuição de notícias com a tecnologia

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

A produção e distribuição de notícias varia de acordo com as tecnologias mais usadas no momento. Durante a industrialização brasileira, por exemplo, a tecnologia de maior distribuição de notícias era o rádio.

Se inscreva agora no Canal!!!

No entanto, com as atuais tecnologias, a mudança de distribuição mudou com a convergência midiática, conceito de Henry Jenkins. Além disso, de acordo com Milton Santos, com a globalização as redes informacionais mudaram o fluxo, conectando pessoas e lugares instantaneamente. É pensando nesses dois conceitos que vamos pensar nesse artigo sobre as mudanças na produção e distribuição de notícias.

As mudanças na produção e distribuição de notícias com a tecnologia
Fonte: Academia do Jornalista

Jornalismo em tempo real

Se no jornalismo tradicional e impresso era preciso esperar a impressão do próximo jornal de amanhã para saber as notícias de hoje, na internet só precisamos abrir o twitter para saber o que aconteceu instantes atrás. É dessa forma que os fluxos de informação funcionam atualmente.

Além disso, as informações surgem de lugares diferentes e se espalham de formas diversas. Se uma pessoa estiver na Califórnia e postar um vídeo de incêndio, basta cinco minutos para essa informação chegar em milhares de lugares do globo através de diferentes canais de comunicação. Assim, é nítido perceber como a produção e distribuição de notícias mudaram com a tecnologia.

Novas plataformas de distribuição

Sobretudo, o fluxo de informações é a maior vantagem na produção e distribuição de notícias. Ou seja, se não houvesse fluxo de distribuição não haveria produções tão ricas de informações. Além disso, com o alto fluxo, o compartilhamento de notícias é muito alto. 

Aliás, com as tecnologias de SEO e algoritmo do Google, as informações também chegam filtradas, mas, ainda assim, a demanda é muito alta.

Novos formatos de conteúdo

Com a Convergência Tecnológica, os conteúdos chegam de diversos formatos através da internet, como texto, áudio, fotografia e vídeos.

A mudança no formato é, para os jornalistas, a parte mais diversificada da produção. Ou seja, quando pensamos no produto informativo, como uma reportagem, precisamos pensar em qual formato o público-alvo vai acessar.

Além disso, é possível fazer diversos formatos de conteúdo para o compartilhamento de informação. Por isso, é possível assistir a um programa e depois ouvir um podcast sobre, por exemplo.

Para saber mais como produzir conteúdo de qualidade com as mudanças na produção e distribuição de notícias, continue acompanhando a Academia do Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *