Search
Close this search box.

As maiores dificuldades do jornalismo digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Com as mudanças nos sistemas comunicacionais, também chegaram mudanças nas dificuldades do jornalismo digital.

As maiores dificuldades do jornalismo digital
Fonte: Academia do Jornalista

Sobretudo, é preciso entender as dificuldades do jornalismo digital por conta da integração dos meios de comunicação com o ambiente digital. Sendo assim, quando falamos de jornalismo digital também falamos sobre os meios de comunicação que utilizam direta e indiretamente do ambiente digital para compartilhar informações jornalísticas.

Apesar das inúmeras ferramentas benéficas que o jornalismo digital trouxe, as mudanças trouxeram também dificuldades inéditas para os jornalistas.

O objetivo desse artigo é levantar uma série de questionamentos e críticas ao ritmo de produção de conteúdo jornalístico no ambiente digital. Assim, você pode estudar melhor como entrar nesse mercado de trabalho e se adaptar às suas necessidades. 

Tempo curto

Todo conteúdo precisa se popularizar com rapidez para desaparecer com rapidez. As informações chegam na mesma velocidade que ficam ultrapassadas na mídia.

O tempo de produção jornalística é muito limitado, pois o conteúdo deve chegar nas mãos do leitor rapidamente. Assim, os furos são dados.

Dessa forma, o tempo se torna um grande inimigo da boa qualidade. Citando o ditado popular, “a pressa é a inimiga da perfeição”, mas como podemos produzir conteúdos de qualidade com tanta pressa para produção?

Conteúdo aprofundado

Como existe muita informação falsa e rasa circulando, o produtor de conteúdo precisa estudar o conteúdo e se aprofundar nele para produzir com boa qualidade.

Um conteúdo bem estruturado e estudado é o principal diferencial de um produtor na internet. É na web que conseguimos produzir com espaço ilimitado para desenvolver os assuntos mais relevantes.

No entanto, existem duas grandes dificuldades que os jornalistas têm de produzir conteúdo aprofundado na internet. O primeiro é a produção de um conteúdo que mantenha a atenção do usuário. O segundo, é o tempo que o jornalista tem para produzir com qualidade.

Alta produtividade e estresse

A produtividade é a alta quantidade de trabalho por um tempo mínimo, que são as principais dificuldades do jornalismo digital.

Sendo assim, esse ambiente de produção pode gerar diversos problemas emocionais a longo prazo. Por isso, é preciso se regular com cuidados para não acabar com a saúde mental prejudicada. 

Além disso, é importante conhecer os direitos trabalhistas como funcionário de empresas jornalísticas.

Por fim, a Academia do Jornalista oferece cursos que podem te ajudar a driblar esses problemas com os cursos oferecidos no nosso site. Venha para o time da nossa plataforma de cursos, no conceito Netflix, Jornalista Pro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *