Com as mudanças nos sistemas comunicacionais, também chegaram mudanças nas dificuldades do jornalismo digital.
Sobretudo, é preciso entender as dificuldades do jornalismo digital por conta da integração dos meios de comunicação com o ambiente digital. Sendo assim, quando falamos de jornalismo digital também falamos sobre os meios de comunicação que utilizam direta e indiretamente do ambiente digital para compartilhar informações jornalísticas.
Apesar das inúmeras ferramentas benéficas que o jornalismo digital trouxe, as mudanças trouxeram também dificuldades inéditas para os jornalistas.
O objetivo desse artigo é levantar uma série de questionamentos e críticas ao ritmo de produção de conteúdo jornalístico no ambiente digital. Assim, você pode estudar melhor como entrar nesse mercado de trabalho e se adaptar às suas necessidades.
Tempo curto
Todo conteúdo precisa se popularizar com rapidez para desaparecer com rapidez. As informações chegam na mesma velocidade que ficam ultrapassadas na mídia.
O tempo de produção jornalística é muito limitado, pois o conteúdo deve chegar nas mãos do leitor rapidamente. Assim, os furos são dados.
Dessa forma, o tempo se torna um grande inimigo da boa qualidade. Citando o ditado popular, “a pressa é a inimiga da perfeição”, mas como podemos produzir conteúdos de qualidade com tanta pressa para produção?
Conteúdo aprofundado
Como existe muita informação falsa e rasa circulando, o produtor de conteúdo precisa estudar o conteúdo e se aprofundar nele para produzir com boa qualidade.
Um conteúdo bem estruturado e estudado é o principal diferencial de um produtor na internet. É na web que conseguimos produzir com espaço ilimitado para desenvolver os assuntos mais relevantes.
No entanto, existem duas grandes dificuldades que os jornalistas têm de produzir conteúdo aprofundado na internet. O primeiro é a produção de um conteúdo que mantenha a atenção do usuário. O segundo, é o tempo que o jornalista tem para produzir com qualidade.
Alta produtividade e estresse
A produtividade é a alta quantidade de trabalho por um tempo mínimo, que são as principais dificuldades do jornalismo digital.
Sendo assim, esse ambiente de produção pode gerar diversos problemas emocionais a longo prazo. Por isso, é preciso se regular com cuidados para não acabar com a saúde mental prejudicada.
Além disso, é importante conhecer os direitos trabalhistas como funcionário de empresas jornalísticas.
Por fim, a Academia do Jornalista oferece cursos que podem te ajudar a driblar esses problemas com os cursos oferecidos no nosso site. Venha para o time da nossa plataforma de cursos, no conceito Netflix, Jornalista Pro!