Poucos estudantes conhecem sites de jornalismo não tradicional e acabam perdendo muito conteúdo de qualidade de sites menores por falta de hábito.
É importante variar o consumo de conteúdo para ter uma perspectiva maior de como fazer jornalismo no ambiente digital atualmente.
Por isso, separei 4 sites de jornalismo de qualidade e conhecer outras formas de fazer jornalismo.
Nexo
O Nexo é, sem dúvida, o meu site favorito de jornalismo. A linguagem é realmente simples e o conteúdo é muito completo, por isso eu digo que eles fazem jornalismo não tradicional.
Apesar de aprender na faculdade que a linguagem jornalística deve ser simples. Contudo, é comum ver em sites mais populares uma linguagem menos acessível, com palavras difíceis e sem explicar o básico.
No site você vai encontrar ensaios, colunas, entrevistas, matérias especiais, podcast e até recomendação de livros.
Os jornalistas do nexo são incríveis e a equipe é fantástica, além de ser muito transparente.
Infelizmente, para ter acesso a todo o conteúdo produzido pelo Nexo precisa ser assinante, mas existe pacotes de assinatura de 10 até 15 reais mensais.
Az mina
Az Mina é uma revista feminista independente que depende de financiamento coletivo. No site você vai encontrar matérias sobre tudo, desde planejamento familiar e até reportagens sobre saúde
A identidade visual de Az Mina é muito marcante é muito diferente do jornalismo tradicional, misturando colagens com cores
O Joio e o Trigo
O Joio e o Trigo é um projeto que tem como base o jornalismo investigativo sobre alimentação, envolvendo saúde e política. Dessa forma, o site mostra como o sistema alimentar e político afeta a sociedade, levando os leitores a reflexões através de reportagens.
Com o digital, é possível fazer conteúdo mais nichado e específico, fugindo do jornalismo tradicional. Por isso inseri O Joio e o Trigo, pois é um conteúdo muito específico de jornalismo investigativo que vale a pena conferir.
O ECO
O ECO é um site dedicado para cobertura de pautas ambientais brasileiras. Dessa forma, O ECO produz jornalismo ambiental e científico.
Os conteúdos do site são gratuitos e sem fins lucrativos, mas qualquer um pode fazer parte do financiamento coletivo. Assim, os profissionais, ambientalistas e jornalistas, podem se dedicar mais para produzir conteúdo.
Existem muitos sites e portais interessantes para conhecer o jornalismo não tradicional. Por isso, se você gostou desse artigo comente abaixo, que ainda podemos fazer uma parte 2!