Saiba onde encontrar pautas atuais

Saiba onde encontrar pautas atuais

Encontrar pautas é um trabalho fácil para alguns jornalistas, mas para outros isso pode ser mais complicado. Eu sou um tipo de pessoa que tenho dificuldade de pensar em pautas de maneira orgânica e natural. Por exemplo, se me passam um texto para produzir sem a pauta específica, eu fico dias pensando no assunto que eu vou pontuar.

É bem comum eu pedir ajuda para colegas de trabalho e até amigos para me dar uma luz. Entretanto, gera uma dependência chata pedir ajuda toda vez que precisamos produzir um texto, além de poder demostrar ineficiência e até mesmo falta de experiência. Por isso, separei 3 sites que podem te ajudar a encontrar os assuntos mais comentados e que podem te ajudar a encontrar um assunto interessante e que esteja em alta.

Keyword Tool

O Keyword Tool é uma ferramenta bem simples que te da sugestões das palavras-chaves mais pesquisadas a partir de um assunto. Dessa forma, podemos encontrar pautas a partir da sugestão de palavras-chaves.

Por exemplo, ao procurar “ecologia” o Keyword Tool sugere “ecologia significado”,  “ecologia Enem”, “ecologia humana”, “ecologia social”, “ecologia política” e muitas outras sugestões. Assim, podemos nos basear nas sugestões e montar a pauta.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que analisa as ultimas buscas da palavra chave ou assunto. Além disso, ele se basea nos dados do próprio Google.

O site auxilia quem busca pautas, pois mostra assuntos relacionados e pesquisas relacionadas. Por exemplo, ao procurar a palavra “Jornalismo” podemos conferir as pesquisas mais feitas com a palavra e os assuntos relacionados.

Dessa forma, temos um direcionamento maior de como podemos direcionar um assunto e decidir a pauta com mais precisão.

Twitter

Sobretudo, se manter atualizado nas redes sociais é muito importante para saber os assuntos mais comentados do momento. Inclusive, no Twitter existe uma área somente para saber os assuntos mais comentados no momento.

Durante a produção desse artigo, AIDS era o assunto mais comentado, devido à afirmação do presidente Jair Bolsonaro associar a vacina com o desenvolvimento de doenças autoimune. Esse assunto pode render uma pauta muito boa sobre IST’s em diversos seguimentos, como entretenimento, saúde, educação e até esportes.

Por fim, não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista para conferir mais dicas para auxiliar na produções de seus textos. Assim, você será um jornalista de sucesso!

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação