A descrição de imagens é uma ferramenta para que plataformas digitais consigam descrever as imagens para usuários cegos, por isso é tão importante.
A descrição pode ocorrer de diversas formas, como em legendas de fotografia, mas, atualmente, existe um espaço para isso.
Primeiramente, você já se perguntou como um cego usa o Instagram?
Existem aplicativos que auxiliam esses usuários com recursos sonoros, descrevendo os locais que a pessoa toca.
Assim, o cego pode consumir conteúdo e receber informações em diversas plataformas visuais.
Recentemente, o Instagram adicionou a ferramenta de “descrição de imagens”, onde você coloca um pequeno texto que descreva a imagem, antes de publicar, e possa incluir o público cego.
No blog da Academia do Jornalista, já contamos como incluir pessoas surdas no seu público e produzir conteúdo mais democrático.
Para continuar a linha de raciocínio, vamos te auxiliar na produção de textos que descrevam imagens no Instagram, para que você produza conteúdo inclusivo e de qualidade.
Como escrever a descrição de imagens
Nas disciplinas de rádio, os jornalistas aprendem como descrever as imagens, auxiliando no imaginário do ouvinte.
Na descrição de imagens não é diferente.
No momento de fazer a publicação, descreve a imagem de forma objetiva e que possa transmitir uma sensação.
Por exemplo, ao postar um infográfico você pode descrever o que está presente no texto, o contraste das cores e as imagens presentes.
Entretanto, tome cuidado para não distorcer o conteúdo da imagem.
Aliás, a comunidade cega ainda prefere que a descrição de imagens fique nas legendas, pois o recurso de descrever as imagens no momento da postagem não está disponível para todos os usuários.
Por isso, se possível, insira a descrição das imagens nas legendas.
Para saber mais sobre recursos e ferramentas no jornalismo, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso.