Search
Close this search box.

Como trabalhar melhor com o método pomodoro

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

O método pomodoro é um tipo de organização do tempo para melhorar o desempenho dos estudos e é recomendado por pedagogos e psicólogos.

Como trabalhar melhor com o método pomodoro
Fonte: Academia do Jornalista

O objetivo da técnica é que o indivíduo esteja totalmente focado em um intervalo de tempo e realize pequenos intervalos de distração. 

A técnica funciona muito bem, principalmente, para os jovens, que são acostumados a receber informação o tempo todo e, por isso, tem dificuldade em se manter focado.

O método pomodoro é mais indicado para estudos, mas também pode ser usado para outras atividades que precisem de foco. Para a produção de conteúdo, a técnica é funcional e prática. Assim, você pode usar o método e diminuir as distrações nos momentos de trabalho.

Como funciona o método pomodoro na prática

O método pomodoro funciona com quatro tempos de 25 minutos com foco total, com três intervalos de 5 minutos e um último intervalo de 15 minutos.

De início, é fundamental que você mantenha o seu foco durante os momentos certos e treine o seu cérebro para isso. Com o tempo, os seus estímulos focais irão se adaptar e ficará mais simples manter o foco.

Por ser um método muito preciso, existem ferramentas que podem ser usadas para te auxiliar. 

No YouTube, existem vídeos que oferecem músicas que ajudam a manter o foco junto com o cronometro do método pomodoro.

Particularmente, eu gosto muito do aplicativo “pomodoro”, da Once Upon. Nele, você pode organizar de forma mais livre como gostaria de aplicar o método, podendo mudar o tempo de foco e de intervalo. Existem outros aplicativos disponíveis caso este não te agrade.

Por fim, procure organizar o seu ambiente de trabalho, pois ele pode atrapalhar ou auxiliar os seus momentos de concentração.

Para receber mais dicas de produtividade e outras ferramentas para jornalistas, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *