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Como organizar o portfólio em arquivos

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Daniella Mendes

Organizar o portfólio em arquivos é uma tarefa simples e rápida. No entanto, a falta de cuidado e organização pode resultar em um portfólio bagunçado e antipático.

Existem várias formas de armazenar o seu portfólio, como montar um blog. No entanto, entendemos que muitas pessoas têm dificuldades técnicas para montar um blog de forma mais simples

Por isso, separamos 4 passos para organizar o portfólio em arquivos e ter sempre as suas produções disponíveis quando for preciso.

Como organizar o portfólio em arquivos
Fonte: Academia do Jornalista

Aliás, esse artigo também serve para quem deseja somente organizar suas produções em uma pasta antes de armazená-las em uma plataforma mais atraente.

1. Escolha o armazenador de arquivos

É importante escolher um armazenador de arquivos que você domine, para que possa compartilhar o link e para que o recrutador acesse o seu portfólio.

Assim, a organização do portfólio será mais intuitiva e não haverá tanta dificuldade no momento de compartilhamento.

Sobretudo, os mais recomendados são o OneDrive e o Drive.

2. Divida por mídia

O mais comum é organizar o portfólio por ano de produção. Entretanto, não é atraente para o recrutador.

Existem várias formas de transmitir o mesmo tipo de conteúdo, e saber que você é capaz de produzir diversos tipos é muito atraente. No entanto, o recrutador deve ter uma preferência de conteúdo que deseja conferir.

Por isso, na pasta que ficará armazenada no seu portfólio, comece criando pastas de acordo com a mídia escolhida. Por exemplo, se o seu conteúdo é mais audiovisual, você pode fazer pastas com os títulos de “vídeos”, “roteiro” e “fotografia”, por exemplo.

3. Divida por assunto

Assim como a mídia, o recrutador vai ter um tipo de assunto mais relacionado ao conteúdo que você vai produzir no trabalho. Sendo assim, já deixar organizado por assunto facilita a busca do recrutador com a vaga.

4. Coloque os conteúdos mais atraentes e recentes no início da pasta

Nesse momento, é a hora de produzir bons títulos para os seus arquivos. Além disso, é importante colocar na ordem que você considera mais interessante para o recrutador acessar. Basta colocar um número na frente do título, pois as pastas compartilhadas se organiza em ordem alfabética e numérica.

Por fim, para saber mais como ter um portfólio atraente, continue acompanhando a Academia do Jornalista. Se precisar de ajuda pra montar o seu personalizado, chama @fernandafelix.jornalista

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