Search
Close this search box.

Call to Action: como usar nos textos

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

O Call to Action é a chave utilizada pelo produtor de conteúdo para indicar a próxima ação que o consumidor de conteúdo deve realizar. Sendo assim, deve ser bem feita para que cumpra seus objetivos.

Todo conteúdo deve ter um Call to Action traduzida livremente como “chamada para a ação” para o português. Em stories, por exemplo, indicamos que as pessoas entrem no perfil, cliquem no link ou respondam uma esquete. Em texto, indicamos que leitor acesse outro conteúdo ou compre um produto ou serviço. 

Por isso, ele é tão importante no texto. Para te ajudar na montagem de um Call to Action, separamos 4 dicas funcionais e simples.

Call to Action: como usar nos textos
Fonte: Academia do Jornalista

Seja claro

O objetivo do Call to Action deve ser claro, para que o consumidor possa entender as instruções com clareza.

Aliás, a clareza é importante para dar transparência quanto aos objetivos do conteúdo, principalmente se for uma forma de publicidade. 

Seja breve

É importante que o Call to Action não ocupe todo o conteúdo. Assim, a informações continuarão ricas e não serão ofuscadas pela chamada para a ação.

Além disso, ela deve ser breve para não ser cansativo para o seu público alvo.

Não seja repetitivo

Ser repetitivo pode deixar o consumidor de conteúdo e acabar com o objetivo do Call to Action.

Sendo assim, ser repetitivo só pode acontecer se as instruções forem mais dificeis do que o comum, como preencher um formulário complexo ou usar um cupom mais complicado de digitar.

Por isso, só repita o Call to Action se houver dificuldade de deixa-lo claro. 

Use o imperativo

A lingua é uma grande ferramenta para os comunicadores. Apesar de ser bem visto, não usar o verbo no imperativo é uma estratégia pouco funcional, de acordo com estudos

Por isso, use o verbo no imperativo, como uma palavra de comando, de ordem, para que o leitor se sinta induzido a obedecer às instruções do Call to Action.

Por fim, continue acompanhando a Academia do Jornalista para receber mais dicas de como produzir conteúdos de qualidade da nova comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *