O monitoramento de notícia é uma forma de mensurar, acompanhar e entender os resultados de um conteúdo, produto ou serviço na web.
E isso pode ser feito manualmente ou por meio de ferramentas automatizadas. Entenda mais do assunto neste artigo.
Para que serve o Monitoramento de Notícia
A finalidade de um monitoramento de notícia é procurar conteúdos jornalísticos relacionado ao assunto do seu interesse, no qual atua ou trabalha.
Podem ser matérias de imprensa, onde os releases foram publicados, mídias que compartilharam entre outras coisas. O monitoramento é como se fosse uma “caça ao tesouro”.
Desta forma pode-se mapear e mensurar os resultados obtidos do site, produto ou serviço, por meio da imprensa na internet.
E assim, gerar um relatório que facilitará os próximos passos a serem tomados na web de acordo com que foi monitorado.
Como fazer um monitoramento?
Esse monitoramento, também conhecido como clipping, principalmente entre os jornalistas, é algo que exige muita dedicação.
Pode ser feito de forma manual com as buscas do Google e palavras chaves ou por meio de ferramentas automatizadas, geralmente pagas, mas que detalham o monitoramento e geram relatórios automaticamente.
Para construir o hábito de monitorar o seu material é importante manter uma rotina.
Monitoramento de notícia é basicamente prática.
Ter um horário, uma pasta, arquivo onde colocará todos os links e informações que absorveu na internet.
Com isso, você poderá acompanhar a concorrência, estar antenado com as inovações do mercado, administrar o seu conteúdo e mensurar seus resultados.
Agora é só começar. 😉