Confira 3 dicas incríveis neste artigo sobre Google Analytics para Jornalistas. Você sabe para que serve o Google Analytics e o quanto ele pode te ajudar a analisar o seu conteúdo? O Google disponibiliza ótimas ferramentas para tornar a vida do Jornalista Digital mais simples, veja aqui.
Saiba como usar o Google Analytics
O Analytics é um serviço gratuito do Google capaz de acessar os dados do seu público. O Google Analytics para Jornalistas ajuda a entender perfeitamente os usuários do seu site, o que eles procuram alí, de onde são, entre outras muitas coisas.
Para isso, basta criar uma conta no Google Analytics cadastrar o seu site e inserir o código gerado na página cadastrada.
Portanto, o Google Analytics para Jornalistas é essencial, para conhecer qual é a sua principal forma de comunicação com o seu leitor. Confira as dicas:
3 Dicas para usar o Google Analytics para jornalistas
1º Identificação: Para saber o que escrever, você precisa identificar o seu leitor. O Google Analytics permite que você saiba de onde são os seus usuários e porque eles acessam o seu conteúdo.
2º Mensuração: Mensurar é medir. Os números que geram os relatórios é o que nos ajuda a entender o que é mais e menos acessado no site, também a hora e a data desses conteúdos. Assim, o Google Analytics para Jornalistas ajuda a focar naquilo que funciona melhor ou o que não funciona.
3º Análise: O próprio nome já diz “Google Analytics“. É uma ferramenta de análise, que te dá um panorama geral e específico daquilo que você quer explorar no seu site.
O Google Analytics é uma ferramenta simples, mas que exige muita atenção. Apesar de parecer confuso é algo que só quer nos ajudar.
Aqui na Academia do Jornalista temos mais conteúdos falando sobre ferramentas para Jornalistas. E para quem quer se aprofundar na área com atividades tão exigidas pelo mercado de trabalho, disponibilizamos o curso de Google Analytics para Jornalista, confira. Para assim, aprender passo a passo como configurar a plataforma e obter os melhores resultados para o seus textos jornalísticos.