O valor e os custos de criar um blog para jornalistas é muito relativo, principalmente pelo valor que o criador tem disponível para investir em um blog.
Sobretudo, os valores para os recursos essenciais para a criação de um blog variam de acordo com a necessidade do produtor de conteúdo para o uso do blog. Para te auxiliar na escolha de recursos, selecionamos as melhores opções para que os criadores de conteúdo possam gastar pouco e conseguir ter um blog de qualidade.

Escolha da plataforma
Cada plataforma de hospedagem tem uma forma de administrar os seus recursos, variando os custos de criar um blog. A WordPress, por exemplo, disponibiliza ferramentas gratuitas. No entanto, os planos disponibilizam ferramentas essenciais para a administração desses conteúdos de forma profissional.
Outra plataforma popular de hospedagem é a Wix, que possui planos de valores mais baixos. No entanto, eles não possuem a mesma quantidade de recursos profissionais que a WordPress.
Sendo assim, vale a pena conferir e estudar os recursos disponíveis em cada plano. Além disso, é importante se destacar, que um blog sem anúncios, com ferramentas de tráfego e espaço de armazenamento, são importantes para a relevância do site.
Domínio
O domínio é uma das partes menos caras dos custos de criar um blog.
Aliás, o domínio é o endereço do site sem o nome do site de hospedagem. Por exemplo, se a Academia do Jornalista não tivesse domínio, no endereço do site estaria “WordPress.com”. Sobretudo, o domínio é importante porque o endereço do site faz parte da identidade do blog.
Alguns planos dos sites de hospedagem cobrem o domínio do site. Entretanto, existem outros sites para comprar o domínio fora dos planos. Ademais, é possível comprar domínios pela própria Google por 50 reais por ano.
Para saber mais ferramentas e estratégias para ter um blog de sucesso, continue acompanhando a Academia do Jornalista ou faça a mentoria e crie sua base na internet com o Rafael.