As palavras-chave de cauda longa são ótimas ferramentas para que o seu conteúdo alcance mais pessoas e aumente o seu número de acessos. No entanto, elas devem ser usadas somente quando houver necessidade.
Parece confuso de compreender, mas a palavra-chave é um conjunto estratégico de palavras para que o consumidor de conteúdo alcance o conteúdo produzido por você. Sendo assim, a palavra-chave pode ter uma ou mais palavras nela. Ou seja, de acordo com o seu texto, a quantidade de palavras presentes na palavra-chave pode variar.
Sendo assim, as palavras-chave de cauda longa possuem três ou mais palavras.
Por que as palavras-chave de cauda longa são importantes?
Quando procuramos “receita de bolo” no google encontramos uma variedade de resultados muito alta. Mas, quando procuramos “receita de bolo de chocolate vegano e sem glúten”, encontramos uma variedade menor de resultados. Isso porque a procura ficou mais específica.
Se, no caso do exemplo acima, todas as pessoas que fizessem de fato a receita do bolo de chocolate vegano e sem glúten publicassem com a palavra chave “bolo de chocolate”, o conteúdo iria aparecer somente na pesquisa mais genérica e dificilmente apareceria na pesquisa específica. Ou seja, a palavra-chave mais específica, de cauda longa, seria mais eficaz para esse tipo de conteúdo.
Sendo assim, as palavras-chave de cauda longa funcionam muito melhor para conteúdos mais específicos, para alcançar o público-alvo.
Como escolher palavras-chave de cauda longa
Assim como palavras-chave de qualquer tamanho, a palavra-chave de cauda longa deve ser decidida de acordo com o texto, que deve ser feito pensando no público-alvo. Assim, a palavra-chave de cauda longa vai ser escolhida de acordo com o assunto principal do texto, que irá alcançar o leitor que se interessa por esse assunto.
Através de sites, como Keywoord Tool, você pode encontrar diversas palavras-chave de cauda longa, mas é preciso saber usar.
Aliás, você consegue adivinhar qual palavra-chave de cauda longa foi escolhida para a publicação desse artigo? Comente com a gente nas redes sociais da Academia do Jornalista!