Search
Close this search box.

Bloqueio criativo na produção de conteúdo: como lidar

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

É comum associar o bloqueio criativo com trabalhos que dediquem a produção artística, mas ele pode atingir a qualquer um em seu projeto.

Na produção de conteúdo, não é diferente. As vezes, falta inspiração, motivação e, claro, a criatividade. Para quem tem blog, por exemplo, o bloqueio criativo pode atrapalhar na frequência da publicação dos conteúdos.

A criatividade está conectada com o quão confortáveis estamos em uma situação. Podemos ver isso observando como crianças são muito criativas, pois elas não têm maturidade para compreender que estão sendo julgadas.

Por isso, as nossas preocupações e medos podem desencadear um bloqueio criativo.

Como superar o bloqueio criativo

Cada pessoa tem o seu gatilho que gera bloqueio criativo e, por isso, é importante se conhecer para descobrir o que pode desencadear esse tipo de situação.

Uma dica pessoal é anotar todos os problemas que estão te causando desconforto em um papel. Com isso, eu percebo que os problemas têm soluções e fico mais tranquila. Assim, eu consigo driblar o que gera bloqueio criativo.

Resgatar memórias da infância em que você usou a criatividade podem te ajudar para produzir conteúdos de boa qualidade.

Além disso, você pode tentar se distrair com alguma pessoa que você sabe que não vai te julgar. Ou, também, fazer alguma atividade que te der prazer.

Exercite a criatividade

A criatividade não é um dom, mas é uma característica do ser humano. Por isso, devemos nos reconhecer como seres capazes de inovar e de se adaptar.

Primeiramente, para exercitar a criatividade, devemos descobrir onde conseguimos aplicar as nossas ideais. Um matemático, por exemplo, para resolver uma equação ele tem que ser criativo para descobrir a solução. Já um músico, ele deve ser criativo para desenvolver o arranjo de uma letra. No caso de um cientista, ele deve ser criativo para desenvolver uma hipótese e começar o processo de metodologia científica. Essas pessoas também usam a criatividade e podem ser vitimas do bloqueio criativo.

Após identificar onde aplicar a sua criatividade, detecte as suas motivações. Sobretudo, estabelecer um propósito em cima do seu objetivo pode dar mais sentido para os seus projetos. Isso também pode colaborar para que você não tenha burnout.

Além disso, tente ser criativo na sua rotina, anotando suas ideias, experimentando coisas novas (como pegar um ônibus diferente), conversando com outras pessoas e, claro, se divertindo.

Lidar com o bloqueio criativo pode ser difícil, mas confiar nos seus conhecimentos podem te ajudar nesse processo. Por isso, não deixe de estudar! Aqui na AJ temos diversos cursos para você se tornar um jornalista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *