Ao entrar numa redação jornalística e acompanhar de perto os profissionais mais experientes da área, você pode ficar confuso com tantas palavras novas. Para ajudar o foca – o jornalista recém formado, iremos apresentar alguns jargões jornalísticos.
Ao entender as gírias dos jornalistas, o novato não fica “boiando” no trabalho, e começa a entender melhor a rotina do ambiente.
Jargões jornalísticos mais populares:

Artigo:
Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.
Deadline:
Último prazo para que uma edição seja fechada ou que um conteúdo tenha que ser concluído.
É chamada por alguns de “Hora da Morte”, pois se a matéria chegar atrasada não entrará na edição. Esse é o mais utilizado, dentre os jargões jornalísticos.
Furo de reportagem:
O furo de reportagem é a expressão para a informação publicada em um veículo antes de todos os demais. Mas a que precisa de muita atenção, pois o furo até pode ser seu, mas se apurado da forma incorreta, pode gerar processos para você também.
Lide ou Lead:
Abertura de um texto jornalístico.
Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor ao texto.
O lead tradicional responde a seis questões básicas, de acordo com a ordem de importância do fato.
Suíte:
Do francês suíte, isto é: série, sequência de um conteúdo já escrito, porém que teve desdobramento, atualização.
Nariz-de-Cera:
Introdução vaga, sem necessidade em uma matéria, pois sem ela a matéria não perde informação. O famoso “encher linguiça”.
Saiba mais jargões jornalísticos que você poderá utilizar:
Barriga:
Matéria com informações falsas (Fake News) ou erradas.
É usada também a expressão “Comer Barriga” quando o veículo não noticia fato importante que outros publicaram.
Editorial:
É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.
Matéria Fria ou Matéria de Gaveta:
Matéria que é independente de sua atualidade para ser publicada. Não requer publicação imediata e serve para cobrir lacunas dentro do veículo.
Matéria Leve:
Parecido com matéria de gaveta, com assuntos atuais, com o diferencial de que tem início e término para acontecer, como um evento por exemplo.
Matéria Quente:
É aquela que contém informações inéditas e que requer publicação imediata.
Off:
Declaração dada sob o compromisso de não revelar a fonte. No entanto, não há credibilidade na matéria, já que o entrevistado não se expõe.
Procure entender quais os direitos da sua fonte para evitar processos, e como trabalhar com a Lei das 3 fontes para ter resultado mais correto nas matérias: Como fazer uma entrevista Jornalística.
Chamada:
Pequeno texto com lead usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinado material.
Chapéu ou Retranca:
Uma ou duas palavras usadas para definir o assunto da matéria. É usada sobre o título do texto, no cabeçalho da pauta.
Saber fazer uma pauta de A a Z é essencial para definir seus conteúdos escritos.
Crônica:
Texto que registra uma observação ou impressão sobre fatos cotidianos.
Pode narrar fatos reais em forma de ficção, utilizando gírias, sarcasmo ou sátira, pois é uma expressão subjetiva.
Se quiser aprender a fazer uma Redação Jornalística e entender todos os pontos de um artigo, notícia, reportagem, crônica e etc, clique aqui: Como fazer uma Redação Jornalística corretamente.
Declaração:
Texto ou opinião oficial expressa verbalmente por entrevistado.
Busque saber entrevistar antes, para não passar vergonha :/
Enquete:
Pequenas entrevistas para levantar a opinião da comunidade.
Intertítulo ou Entretítulo:
Pequenos títulos colocados no meio do texto, usado para tornar o texto menos denso.
Legenda:
Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.
Manchete:
Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato de maior importância entre as notícias, ou o título de maior destaque no alto de cada página.
Nota:
Pequena notícia (exceto na primeira página do jornal, em que é dado o nome de Chamada).
Olho:
Frase destacada sob o título ou no conjunto da página. Sempre usada entre aspas (“ ”), por se tratar de parte da fala de alguém.
On:
Declaração sem impedimentos de revelar a fonte, que dá credibilidade à matéria. É importante apresente em torno de três fontes distintas para que o leitor crie sua opinião pessoal.
Conhecer esses jargões ajudará muito no dia a dia, ainda mais quando você conhece a importancia de não só falar os termos mas sim de saber fazer corretamente cada um, como um lead (lide), on, nota, manchete, título, retranca, matéria quente, fria… e muitos outros.
Por conta disso conheça o nosso treinamento detalhado e do zero com os assuntos mais pedidos nas vagas de trabalho ou estágio, que são base na rotina do jornalista.
De forma orientada e baseada nas exigências e práticas das empresas de comunicação que estão contratando. Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso e Técnicas de Entrevista do jeito que não te contaram…