Para elaborar uma redação jornalística de qualidade é importante que o hábito da leitura e pesquisa faça parte da rotina do profissional, só para começar…
Quanto mais o jornalista sabe sobre o tema que está escrevendo, melhor será a compreensão do conteúdo da matéria pelo público-alvo em questão.
Como descobrir seu público alvo? Use este modelo gratuito abaixo e depois veja nosso curso: Técnicas de SEO para Jornalistas, para saber como obter melhores resultados com isso.
A seguir, você irá aprender dicas para a redação jornalística, sua elaboração, além de técnicas de escrita, que irão auxiliar na produção do texto.
Mas antes…
O que é uma redação jornalística?
São definidos como redação, textos produzidos para jornais, revistas, TV, rádio e sites da internet.
São os conteúdos elaborados são de caráter informativo, porém escritos de maneiras diferentes, de acordo com a linha editorial do veículo, criatividade do jornalista e linguagem compatível com o público-alvo.
O intuito da redação jornalística é despertar o interesse do leitor, respondendo as dúvidas existentes sobre o tema.
Exemplos de Redação Jornalística:
A redação jornalística tem a missão de atender um grande número de pessoas via meios de comunicação de massa, principalmente.
Para isso, é necessário que a linguagem utilizada seja simples e objetiva.
Os veículos de comunicação tendem a criar manuais de redação para facilitar que a produção de textos seja de forma homogênea, com um padrão de escrita que o público reconheça como sua marca e se identifique com ele.
O jornalista deve ter o poder da síntese. Frases curtas e concisas são mais fáceis de entender.
Textos longos podem soar confusos, e pode fazer com que o leitor se perca na leitura.
Procure se colocar no lugar do leitor, na hora de revisar a redação jornalística. Nem sempre o que escrevemos é interpretado da mesma forma por quem lê.
Não existem fórmulas para a criação jornalística, apenas perguntas que devem ser respondidas de modo coerente, de acordo com a criatividade e talento do redator.
Saiba alguns tipos de Redação Jornalística:
Notícia:
Matéria factual, SEM a presença de opinião pessoal nem passagens de comentários diretos do redator.
Tem caráter informativo, para que o leitor faça sua própria interpretação sobre os fatos descritos na matéria.
Editorial:
Este tipo de texto jornalístico apresenta caráter OPINATIVO, seja de veículo em questão ou de seus editores. São textos curtos, simples, e COM ASSINATURA.
Crônica:
São textos jornalísticos que relatam acontecimentos do cotidiano. A narrativa conta com passagens subjetivas, criadas pelo autor do conteúdo, para ilustrar a redação jornalística.
Aprenda como elaborar cada tipo de Redação Jornalística, do zero em: Como fazer uma Redação Jornalística corretamente.
Técnicas de Redação Jornalística:

Além da estrutura das frases, a ordem em que as informações se apresentam, é fundamental para a compreensão do texto.
O enfoque definido para a elaboração do discurso, e principalmente o interesse do leitor interferem no resultado alcançado após a publicação do conteúdo.
Para ter sucesso em suas matérias, é necessário que o título seja atrativo. Ou seja, apresentar em poucas palavras o tema central da matéria, de modo inteligente e criativo.
No primeiro parágrafo, onde se encontra o lide (Lead), deve se responder as seguintes perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?
A ordem das respostas sobre o tema da pauta é apresentado no modelo de pirâmide invertida. Ou seja, das informações mais importantes para as menos importantes.
Como começar uma pauta?
Organize suas ideias, e monte seu texto jornalístico conforme a ordem de prioridade em que as informações devem ser descritos.
Lembre-se que a Redação é o produto do Jornalismo, se bem e corretamente estruturado suas chances de ter mais oportunidade de emprego serão maiores. Comece a aprender agora!