Search
Close this search box.

Saiba criar um portfólio e dê um UP no seu currículo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

O conhecimento prático deve ser o cartão de visitas de todo jornalista. Estar atualizado, e sempre buscando novas ferramentas que otimizem o trabalho, fazem com que as oportunidades de emprego estejam mais próximas de serem conquistadas.

Para apresentar as experiências em trabalhos acadêmicos, estágios, cursos de aperfeiçoamento e até mesmo palestras, é importante que saiba criar um portfólio.

Organizar seus trabalhos em um portfólio ajuda a comprovar habilidades, e demonstrar estilo de escrita e método de trabalho.

Em uma página online, a exposição dos conteúdos pode ficar mais fácil de se acessar e manter atualizado.

Criar uma identidade visual para o portfólio pode colaborar para torná-lo mais atrativo.

Principalmente em trabalhos mais extensos de escrita, é importante investir em imagens e cores, entre outros aspectos que combinem com a sua personalidade para complementar.

Aplicativos online podem auxiliar na produção do estilo personalizado do portfólio.

Tenha em mente que as possibilidades de trabalho podem ir além de um estilo específico, seja de mídia ou editoria.

É sempre bom demonstrar que suas habilidades podem ser exercidas em diversas áreas jornalísticas.

Com a crise no mercado de trabalho, é imprescindível que o jornalista seja capaz de se adaptar às novidades.

Faça pesquisas para encontrar portfólios de outros profissionais da área, que se assemelham com o que você tem em mente.

Isso facilitará para encontrar referências e definir sua apresentação personalizada.

Tome cuidado que o excesso de informação forme poluição visual.

Escolha uma quantidade razoável de trabalhos que servirão de apresentação, não é necessário incluir todos os produzidos.

Defina os que considera como melhores, e não esqueça de incluir em alguma parte da apresentação, as informações do currículo, sempre atualizado.

A criatividade na hora de expor sua experiência profissional é fundamental para que o conteúdo estimule a quem for ler, dar atenção necessária ao que está sendo apresentado.

Saiba criar um portfólio:

Tenha trabalhos na área, comece com um blog, e assim exiba suas qualificações profissionais, para que gere interesse em futuras contratações em cim do concreto.

Não esqueça de sempre fazer novos contatos dentro do jornalismo, para encontrar possíveis oportunidades.

A construção de um bom network somado a um portfólio impecável podem resultar em boa reputação no mercado de trabalho, novos projetos e grandes chances de sucesso profissional.

2 respostas

  1. Site muito bem produzido e organizado! Dicas de fácil compreensão e conteúdo útil pra vida de estudantes de Jornalismo e jornalistas. Obrigada por disponibilizarem essas matérias. Sucesso aos envolvidos!

    1. Olá Laisla, muito obrigada por nos contar sua satisfação com o nosso site. Ficamos felizes em lhe agradar. Estamos no facebook, Instagram e YouTube. Segue lá também 😀

      Aproveita! Estamos na última semana de desconto de 50% nos nossos cursos (chama no chat de qualquer mídia, que passo link de desconto). Os cursos são: Como fazer uma notícia/reportagem de sucesso e Técnicas de Entrevista (ambos orientados as práticas das empresas de contratação). Estamos com desconto no individual e no combo. Pra saber mais sobre as aulas só ver no menu cursos deste mesmo site. São os dois primeiros.

      Um grande beijo e até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *