Para ter um conteúdo localizável no Google eu preciso lhe explicar a diferença entre Notícias e Conteúdo, mas antes, é válido reforçar que para se ter resultado, o Jornalista precisa ter leitores, uma vez que a informação só será feita se houver alguém para lê-las. Seja isso uma notícia em site, ou qualquer conteúdo em blog.
Diferença entre notícia e conteúdo.
SIM, todo conteúdo é uma informação e toda informação é uma notícia, porém a notícia na qual me refiro, é matéria quente, ex: acidente de carro mata 2 adultos na manhã de hoje.
Esse tipo de informação é mais difícil de deixar bem ranqueado no Google pois depende de alguns itens que foge do nosso controle, muita das vezes.
Para deixar o conteúdo localizável no Google existe dois grandes conceitos no SEO, Técnicas ON Page e Técnicas OFF Page.
Técnicas OnPage: É basicamente tudo que ocorre dentro do seu conteúdo, onde você escritor pode influenciar diretamente.
Técnicas Off Page: E tudo que esta fora do controle direito do produtor de conteúdo, é uma soma de requisitos técnicos do servidor e links externos ao seu site.
Para deixar uma notícia bem colocada você precisa de uma infraestrutura bem robusta para que consiga ganhar da concorrência e superar os servidores do G1 e do R7, que não é algo tão simples.
Tendo esse conhecimento eu preparei um conjunto de técnicas de SEO ON Page para que você consiga deixar sua informação bem colocada no Google.
1) Planejamento de Conteúdo
Antes que você monte sua matéria, é muito importante que você saiba exatamente qual termo você vai abordar.
Pois é ele que vai nortear o seu conteúdo de sucesso.
Sugestão: imagine que você vai escrever sobre orquídeas. Então você vai no Google e veja o que as pessoas mais procuram sobre orquídeas. Não sabe como?
É simples, veja:
Quando você busca por algo, o Google mostra o que é mais buscado, então essa é sua deixa para criar conteúdos sobre o que é mais buscado.
2) Como fazer Títulos
Sempre que eu falo que o título é muito importante, muitas pessoas acham óbvio a forma de como se fazer um, e eu sempre respondo a mesma coisa.
Hoje existe muita atração nas mídias sociais para o leitor se distrair, então seu título tem que ser “matador”, mas não confunda com sensacionalista ou até mentiroso. Cuidado com o Fake News.
E existem varias técnicas de como deixar seu título muito mais chamativo, vou mostrar uma delas. Se chama gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais são “artifícios” psicológicos que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar qualquer decisão, que no nosso caso é clicar para ler o conteúdo.
Mas não vou aprofundar o conteúdo sobre Gatilhos, pois esse será um tema para outro artigo.
Porém, vou lhe mostrar uma ferramenta fantástica que vai lhe ajudar muito no desenvolvimento do título. Ela se chama Máquina de Título.
É muito simples, basta escrever os termos que seu conteúdo possui.
Depois ele vai fabricar os títulos, claro que nem todos os títulos são viáveis, até por que é uma maquina e não um cérebro humano racional, então vai da sua habilidade para pensar em como adequar a sua necessidade.
3) Quantidade de Palavras.
O Google recomenda que seu conteúdo tenha mais de 300 caracteres.
4) Imagem
Todo conteúdo deve conter no mínimo uma imagem, e nela você tem que por no “atributo ALT”, caso não saiba como colocar é só perguntar para a galera que fez o site que eles vão lhe mostrar.
No caso da Plataforma WordPress é só editar o campo “Texto Alternativo” no gerenciador de mídias.
5) Fluxo de conteúdo
Existem muitas pessoas/empresas postando conteúdo de qualidade a cada segundo na internet, então quem o Google deve escolher para melhor indexar?
Eu respondo, ele analisa quem posta com mais frequência, então sugiro que poste no mínimo um conteúdo por semana, se puder mais, melhor, porém o mais importante é não perder o ritmo.
É parecido com a teoria de perder peso, o que adianta passar fome durante a semana e comer 10 pizzas no final dela?
6) Links
É muito importante conseguir links para seu site, pois assim você consegue atender o conceito de Link Building que é um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego.