Como utilizar as redes sociais na era do Jornalismo Digital

Como utilizar as redes sociais na era do Jornalismo Digital

As redes sociais na era do Jornalismo Digital se tornou fundamental para qualquer tipo de trabalho ou serviço. Com foco na interação, a utilização desse espaço é muito importante também para a produção do Jornalismo Digital.

O jornalismo na internet se baseia na troca de informações. Isso vale não só para veículos online, como também para mídias impressas, de tv ou rádio.

É necessário utilizar a linguagem nas redes sociais na era do Jornalismo Digital que corresponde com o público da internet. Por isso, a importância de se fazer presente nas redes sociais.

Para entender como isso funciona, é preciso compreender as prioridades do convívio social nas redes.

Isso porque o usuário espera que o veículo forneça espaço para sua opinião, repeite o que for digo e o responda.

Com essa troca, o veículo jornalístico ganha confiança. O público cria vínculos e passa a estar mais disposto a colaborar.

Assim, muitas pautas relevantes podem ser sugeridas.

Fontes confiáveis e furos jornalísticos também podem surgir com essa aproximação do veículo com os seus leitores.

Essa ajuda vinda da interação é fundamental porque a notícia nas redes sociais é trabalhada de uma forma diferente.

Geralmente o jornalista acumula funções, e precisa elaborar toda a sua matéria em um prazo curto de tempo.

Apuração, edição, e publicação muitas vezes se resumem a apenas um profissional, o de Jornalismo Digital.

A agilidade na publicação nas redes sociais vale para pautas factuais e frias.

Os temas explorados precisam estar em destaque, seja acordo com o interesse do público-alvo do momento, ou entre os principais acontecimentos dos últimos dias.

Muitas vezes, pautas que surgem nas redes sociais também se tornam conteúdo jornalístico fora da internet. O aproveitamento da matéria pode ser feito de vários formatos diferentes.

O perfil do profissional de Jornalismo Digital nas redes sociais

É importante que o jornalista tenha alguns cuidados ao se posicionar nas redes sociais, como também na hora produzir conteúdos.

No perfil pessoal, o jornalista deve priorizar o relacionamento com pessoas próximas. Para os demais, existe a possibilidade de habilitar a função seguir.

O perfil também não precisa estar totalmente bloqueado, pois isso não traz credibilidade.

Manter informações básicas visíveis como e-mail e veículo em que atua também pode ser útil. O jornalista deve estar sempre fácil de ser localizado.

Em relação à posts que descrevam opinião pessoal, o jornalista precisa estar ciente dos riscos.

As redes sociais são como cartões de visita atualmente. Por isso, opinar sobre assuntos polêmicos, sem ter o cuidado de fugir de preconceitos e má interpretação pode gerar muitos problemas.

Independente da editoria de atuação, o jornalista tende a passar uma postura séria. Vale ressaltar também que uma declaração mal compreendida pode refletir na credibilidade do veículo em que o jornalista atua.

Nos perfis institucionais, o jornalista também precisa compreender a postura ideal. A inclusão de postagens deve ser contínua, para que o público perceba que o veículo é confiável e atualizado.

Todas as respostas da página sejam nos comentários ou via mensagem privada devem ser respondidas.

Redes sociais na era do Jornalismo Digital

A linguagem das  redes sociais na era do Jornalismo Digital, não precisa ser de todo formal, mas de uma maneira compreensível e educada, mesmo que seja sobre uma reclamação ou discórdia.

É fundamental respeitar os pontos de vista contrários ao que estão na matéria do jornalista. Isso porque nas redes sociais, a ideia central é explorar pontos de vista diferentes, dentro de um mesmo contexto.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    1. Obrigada Pedro, é muito importante termos esse feedback e mais ainda poder saber que seja a nível de recomendações.
      Nos vemos além daqui, em nossas demais mídias e treinamentos em cursos.

      Um forte abraço e até a próxima pauta! 2019 tá só começando, tem muita coisa TOP para acontecer aqui.

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação