Os textos jornalísticos são elaborados com características específicas para atender seu público-alvo.
Cada nicho de leitores precisa ser atendido quanto às necessidades de informação a serem supridas.
As matérias de jornais e revistas são produzidas para leitores que buscam informações mais detalhadas sobre notícias já vistas anteriormente de modo breve.
Para entender melhor como funciona a elaboração de textos jornalísticos vamos descrever a seguir: Qual é a diferença entre texto impresso e digital.
Características do texto impresso
Por exemplo: o leitor viu em algum veículo de comunicação, uma notícia sobre um crime.
Nesta matéria havia um título e um lead que prendeu sua atenção. Posteriormente, o leitor retorna a buscar pela mesma notícia em um veículo impresso, para localizar mais informações sobre o assunto.
No material impresso há mais conteúdo, porque são aproveitados detalhes que foram localizados durante a apuração completa.
Algumas informações podem ter ficado de fora da publicação inicial da notícia, devido a necessidade de ser uma breve escrita, além de ser postado com rapidez para não perder o furo jornalístico.
Dentro do público de textos impressos estão as pessoas que prezam pelo método tradicional de publicação.
Há também os leitores de classes que tem menos acesso a mídias digitais, e mantém o interesse em jornais por identificação com o modo de abordagem da escrita.
Uma boa ilustração deste público são os leitores do Jornal O Globo – RJ (jornalismo tradicional), que visam à credibilidade e histórico do veículo; e do Jornal Meia Hora – RJ (jornalismo popular), por sua linguagem mais informal, que atende classes de menor renda.
Características do texto digital
O leitor de textos digitais busca por informações a serem consumidas em poucos minutos.
Com a internet, a divulgação de notícias se tornou algo quase que imediato, sem a necessidade de esperar o final da apuração para publicar a matéria.
Os textos digitais podem ser atualizados constantemente, o que também é uma vantagem apreciada pelo público.
Em matérias digitais, é necessário que o jornalista priorize frases curtas e simples, para melhor compreensão.
Além disso, é importante o uso de hiperlinks, que façam o leitor transitar por temas similares ou complementares.
Os parágrafos criados para este formato devem atuar de modo independente.
Ou seja, se o leitor ler em qualquer parte do texto, é ideal que seja compreensível, sem depender de algo do parágrafo anterior ou posterior.
Diferença entre texto impresso e digital
A interação entre o leitor e o autor, é algo que o público tem valorizado cada dia mais.
Por isso, o texto impresso pode ter perdido uma parcela de leitores.
Já que não é possível uma aproximação imediata neste formato, uma diferença entre texto impresso e digital bastante pontual.
Já no texto digital, é possível compartilhar, sugerir e criticar o conteúdo, tudo em um mesmo espaço.
Outro ponto que diferencia estes dois tipos de texto, é a linguagem de escrita utilizada em cada um.
No impresso, a escrita tende a ser mais formal, e no modo digital, um modelo mais informal, que soa como uma conversa com o leitor.
A formatação da matéria também apresenta características distintas.
No impresso, há pouco espaço físico, o que faz a fonte do texto ser menor para garantir que não deixe nenhuma informação importante de fora da publicação.
Já na apresentação digital, o espaçamento entre as linhas e as fontes maiores são aproveitadas para tornar a leitura mais dinâmica.
Respostas de 6
Achei muito interessante e também muito legal
Que ótimo! Agora só pôr a mão na massa!
Temos muitos conteúdos de capacitação pra este mercado. Não perca tempo e se atualize.
Um forte abraço e ótima semana! Até as próximas pautas.
Olá! Boa tarde! Gostei muito do artigo! Sou estudante e me foi muito útil! Parabéns! Abraços!
Que alegria ler este feedback. Muito obrigada. Agora como conselho, coloque na prática, sem isso nada adianta aprender, porque depois esquece. Inicie com um blog, além de trazer prática, forma portfólio de visibilidade profissional na web e currículo para adquirir mais oportunidades. se quiser ajuda, chama @rafaeljesus.me ou no e-mail contato@rafaeljesus.me. Forte abraço e até as próximas pautas, ah! Estamos diariamente com conteúdos nas mídias também e canal do YouTube.
Olá!
Sou estudante de Design Gráfico com uma paixão por escrita. Achei muito interessante esse assunto, pois parece ser simples, mas com um grande peso na prática. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Primeiramente, obrigada por compartilhar conosco seu feedback, é uma prazer te-la aqui. Comunicação digital é “da conta” de muitos profissionais, uma família de conhecimentos. Ninguém trabalha sozinho. Um forte abraço e até próximas pautas.