Descubra os Pontos mais Importantes do Lead Jornalístico

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

O lead jornalístico é a base de uma matéria, porque contém todos os elementos principais da informação. É nesta parte do texto que o leitor irá decidir se o conteúdo é relevante o suficiente para prosseguir com a leitura.Para prender a atenção do seu público-alvo, o jornalista precisa saber quais os pontos mais importantes do lead, e como elaborá-los de modo persuasivo.

O lead jornalístico é elaborado nos dois primeiros parágrafos da notícia. Seu conteúdo é baseado nas seis perguntas iniciais que o leitor terá ao ler o título da matéria.

Descubra os Pontos mais Importantes do Lead Jornalístico

As perguntas do Lead Jornalístico

A notícia deve oferecer respostas ao leitor, que passarão informações com credibilidade.

O conteúdo deve aparecer por ordem de relevância, da mais importante a menos importante, de acordo com o método da pirâmide invertida.

Lead jornalístico: Objetividade e linguagem simples

As frases do lead devem ser objetivas, com uso de palavras simples. Quanto mais curtas forem as frases, mais explicativo será o texto, e maior será o alcance de leitores.

A opinião pessoal não deve ser exposta. O jornalista deve procurar seguir seu enfoque e direcionar a matéria para o público que foi pensado durante a elaboração da pauta.

Tenha cuidado para não impor uma linha de pensamento. Deixe o leitor livre para definir sua opinião com auxílio das informações descritas.

Benefícios da Pirâmide Invertida na apresentação do Lead Jornalístico

Apresentar as principais informações de imediato,é proporcionado ao leitor a oportunidade de saber se o tema interessa.

O lead funciona como um panorama do que virá a seguir, e tanta provar ao leitor que o conteúdo é interessante e válido a acompanhar.

Desconto do livro Armas da Persuasão: http://oferta.vc/v2/41b4fa487c

2 comentários em “Descubra os Pontos mais Importantes do Lead Jornalístico”

  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *