O lead jornalístico é a base de uma matéria, porque contém todos os elementos principais da informação. É nesta parte do texto que o leitor irá decidir se o conteúdo é relevante o suficiente para prosseguir com a leitura.Para prender a atenção do seu público-alvo, o jornalista precisa saber quais os pontos mais importantes do lead, e como elaborá-los de modo persuasivo.
O lead jornalístico é elaborado nos dois primeiros parágrafos da notícia. Seu conteúdo é baseado nas seis perguntas iniciais que o leitor terá ao ler o título da matéria.
As perguntas do Lead Jornalístico
A notícia deve oferecer respostas ao leitor, que passarão informações com credibilidade.
O conteúdo deve aparecer por ordem de relevância, da mais importante a menos importante, de acordo com o método da pirâmide invertida.
Lead jornalístico: Objetividade e linguagem simples
As frases do lead devem ser objetivas, com uso de palavras simples. Quanto mais curtas forem as frases, mais explicativo será o texto, e maior será o alcance de leitores.
A opinião pessoal não deve ser exposta. O jornalista deve procurar seguir seu enfoque e direcionar a matéria para o público que foi pensado durante a elaboração da pauta.
Tenha cuidado para não impor uma linha de pensamento. Deixe o leitor livre para definir sua opinião com auxílio das informações descritas.
Benefícios da Pirâmide Invertida na apresentação do Lead Jornalístico
Apresentar as principais informações de imediato,é proporcionado ao leitor a oportunidade de saber se o tema interessa.
O lead funciona como um panorama do que virá a seguir, e tanta provar ao leitor que o conteúdo é interessante e válido a acompanhar.
Desconto do livro Armas da Persuasão: http://oferta.vc/v2/41b4fa487c