Marketing Pessoal

As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 11 de agosto de 2017
Junte-se a mais de 12.749 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

O Jornalismo está presente de diversos formatos dentro das áreas de atuação do mercado de trabalho. Em cada setor, o jornalista tem uma abordagem específica, para auxiliar sua equipe profissional e intermediar determinadas funções dentro das áreas de atuação em Jornalismo

Os avanços tecnológicos e a crise econômica trouxeram mudanças que influenciaram no modo de trabalho do jornalista atual.

As tarefas tradicionais seguem perdendo espaço para novos modelos de trabalho com o Jornalismo.

Ebooks

Modelo de Currículo para Jornalista

As equipes muitas vezes, perdem espaço para atuação de apenas duas ou mesmo uma pessoa.

4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado:

As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

1. Assessoria de Imprensa

A comunicação com a imprensa seja um artista, atleta ou instituição precisa ser mediada por um profissional especializado.

É nesta necessidade que o Jornalista pode acrescentar seu trabalho, sendo um porta-voz do seu cliente. É feita a divulgação de trabalhos, e gerenciamento de possíveis crises.

Ebooks

Modelo de Release

O assessor também tem a função de auxiliar na comunicação com o público-alvo.

Ebooks

Como descobrir qual o seu Público Alvo

2. Comunicação Institucional

Empresas de grande porte precisam cuidar de sua imagem não só externamente, como principalmente com o público interno.

Essa necessidade vem do intuito de manter o sucesso da empresa. E para isso, sua equipe precisa caminhar de acordo com a missão, visão e valores definidos.

Para isso dar certo, as empresas investem em comunicação institucional, onde o Jornalista pode se destacar ao gerenciar o diálogo entre os funcionários e o núcleo da direção.

São elaboradas ações, que tem o intuito de aproximação e evitar casos que possam denegrir a imagem da instituição.

3. Comunicação Digital

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu produto final, precisa estar presente e ativo na internet. Isso porque os canais de busca online são os mais utilizados na hora de escolher prestadores de serviços.

O trabalho do jornalista se torna fundamental nas redes sociais, websites ou intranet, por exemplo. Nessa área, o profissional cria conteúdos de interesse do público-alvo em questão, além de interagir e responder comentários com dúvidas, críticas e elogios.

4. Fotojornalismo

Todo trabalho de comunicação precisa ser ilustrado. Obviamente, o conhecimento do Jornalista pode ajudar a criar registros que complementem reportagens, artigos, entre outros tipos de postagens.

A imagem tem o objetivo de atrais olhares, que estimulem a leitura, ou que sirva para dar explicações complementares ao assunto.

Para se adequar as tendências do mercado, o Jornalista precisa compreender a importância de estar sempre se reinventando. É fundamental estar atualizado e disposto a aprender novas ferramentas, sem medo de se arriscar em novas áreas.

Ebooks

Planejamento de Carreira pra Jornalista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte-nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Replies to “As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado”

António Salomem Adolfo Figueiredo

O meu muito obrigado pelo conteúdo.
Espero que continuem com a mesma Missão, Visão e Valor.

Fernanda Felix

Que alegria poder ler o seu feedback, António. Ajuda muito a nossa missão!

Conheça o nosso trabalho, além daqui do blog. Temos cursos orientados ao novo mercado da comunicação, conteúdos gratuitos para que possa baixar e estudar, além de muitos vídeos e infográficos em nossos canais, como YouTube, Facebook e Instagram.

Nos vemos em próximas pautas! Se inscreva para receber nossos conteúdos, novidades e lançamentos pelo e-mail, sempre que houver.

Abração!

Lira

Faz pouco tempo que me inscrevi aqui neste canal e, desde então, tenho aprendido bastante a respeito de jornalismo em geral. Pretendo comprar, em breve, um pacote de cursos da Academia do Jornalista como forma de me atualizar no mercado de trabalho. Parabéns toda a equipe de profissionais que não mede esforços para orientar e esclarecer temas importantes voltados para a área de comunicação. Lira

Fernanda Felix

Olá Lira, fico muito feliz de poder responder um feedback como o seu, é tão importante para que possamos manter o nosso trabalho.

Seria um grande prazer te-lo em nossa turma da Formação Jornalista Digital, mas infelizmente não sei se teremos outra turma, este ano tivemos duas edições, mas nos mande um e-mail que vejo a possibilidade de lhe passar o link de inscrição.

Mais uma vez obrigada por suas palavras! Até a próxima pauta 🙂

Gleice

Oi pessoal,
Ainda estudo jornalismo e sou completamente apaixonada pelo curso. Adorei o artigo, porém surge um dúvida, quais são as áreas de Jornalismo mais escassas? Quais devemos mais investir (digo estudar) para entrar no mercado e fazer a diferença?

Agora FIQUEI muito curiosa.

Fernanda Felix

Olá Gleice, bem vinda aos estudos em Jornalismo.

O nosso objetivo com a empresa é treinar e capacitar alunos e profissionais de jornalismo ao mercado de trabalho, por isso neste artigo colocamos as áreas que mais empregam. Entendo o que almejou, mas estas áreas escassas não estão contratando, e acredito que o que busca é trabalhar na área, assim como todos os nossos alunos… ou seja, como nosso trabalho é orientar vcs ao mercado, não tem nexo orientar ao mercado que não está contratando pq está mudando. Hoje o Jornalismo é digital, e muitas áreas vão com o tempo diminuir contratações. Ninguém quer ficar desempregado ou ganhando mal né?

Entendeu? Beijão, e até as próximas pautas para que se torne uma profissional exigida pelas áreas que estão chamando…

Vera Fernandes

Muita grata pelo conteúdo.

Fernanda Felix

Imagina, Vera. Fico feliz que esteja buscando se aperfeiçoar e mais ainda por nós estarmos lhe ajudando nisto.

Te espero em mais conteúdos, em nossas demais mídias e claro, nos nossos treinamentos.

Forte abraço e até as próximas pautas (toda segunda temos conteúdo novo).

Dagoberto Lourenço da Silva

Muito bom

Fernanda Felix

Obrigada pelo seu feedback! Te espero no Mercado de Trabalho. Até as próximas pautas.