Ao começar a carreira como jornalista, é normal alguns recém formados possuírem dificuldades para ter um portfólio para jornalistas. A Academia do Jornalista incentiva o uso de blog, por ser um espaço mais organizado e atender as necessidades individuais de cada um.
Contudo, existem estudantes que não curtem esse tipo de plataforma. Por isso, separamos alguns sites para você colocar os seus textos e divulgar o seu trabalho.
Medium
O Medium é similar à uma rede social, porém o conteúdo compartilhado são textos. Na plataforma o usuário pode seguir outros usuários e acompanhar suas publicações textuais.
A interface do Medium é bem simples, por isso é um ótimo lugar para portfólio para jornalistas.
Muitos profissionais de diversas áreas estão usando o Instagram para divulgar o seu trabalho, como dentistas, professores, psicólogos e advogados. Por que um jornalista não poderia fazer o mesmo?
O Instagram é o lugar ideal para criar um portfólio para jornalistas que desejam trabalhar com vídeos.
Além disso, você pode pedir para seus amigos e familiares compartilharem o seu conteúdo e mostrar a relevância do seu trabalho.
Documentos do Google
Em suma, esse é um lugar bem simples para colocar seus textos. Basta fazer uma pasta nos documentos do Google Drive com todos os seus trabalhos e permitir acesso das pessoas que têm o link. Também vale fazer subpastas com assunto, como fotografia, telejornalismo, radiojornalismo e entre outros.
Você pode colocar o link da pasta no currículo e nas redes sociais, facilitando o acesso do portfólio.
Por fim, existem várias opções para desenvolver um bom portfólio para jornalistas, onde pode colocar suas produções acadêmicas e profissionais, como textos, fotos e vídeos. Aliás, não deixe de conhecer os cursos da Academia do Jornalista para aprimorar as suas produções e se tornar um jornalista de sucesso. Que tal entrar numa Plataforma com um Netflix de cursos da área ? – conheça a Plataforma Jornalista Pro.