Tempo: um dos grandes problemas no jornalismo

Tempo: um dos grandes problemas no jornalismo

O Jornalismo Digital é uma evolução, que une as melhores vantagens de todas as mídias em uma só. Contudo, o Tempo no Jornalismo Digital é muito mais complicado e um dos principais problemas no jornalismo.

Sobretudo, isso não é uma reclamação, mas uma crítica ao sistema de trabalho jornalístico atual, principalmente no meio digital.

Existe uma expectativa sobre o trabalho de um jornalista, como se só houvesse entrevistas legais, informações fáceis de achar na internet e momentos de tensão que geram uma adrenalina gostosa.

Isso acontece por vários motivos, desde a ideia de que jornalismo é só falar na frente das câmeras, até os filmes de comédia romântica que mostram que a rotina de uma redação é somente decidir pauta, produzir o texto e esperar sair o impresso.

No entanto, quem trabalha com Jornalismo Digital sabe que o tempo não ajuda. Na verdade, o tempo atrapalha mais do que ajuda, principalmente com a chegada da internet e a expansão comercial da informação.

O tempo não é um aliado

Primeiramente, gostaria de propor uma reflexão. Nas aulas de história, geralmente os professores ensinam os momentos mais importantes e relevantes de cada período, certo?

Agora, imagine uma aula de história no futuro que vai explicar os últimos 20 anos. Você consegue selecionar somente um acontecimento importante na história mundial que defina os últimos 20 anos?

Ataques terroristas, golpes de estados, ascensão de movimentos negacionistas, incêndios no mundo inteiro e até uma pandemia. Isso tudo nos últimos 20 anos.

Por mais que a internet e a globalização sejam grandes aliadas da sobrevivência humana, a velocidade dos acontecimentos aumentou.

Todo dia muitas coisas acontecem e informações são trocadas no mundo inteiro. Em segundos, podemos saber de um desastre que ocorreu no outro lado do mundo.

Assim que a informação chega ao jornalista, é necessário que o conteúdo seja produzido de forma muito rápida e, assim, mais conteúdos são publicados por dia, a velocidade deve ser rápida por causa da quantidade.

Dessa forma, a qualidade fica prejudicada e até a legitimidade pode ser duvidada.

Da mesma forma que a pressa é a inimiga da perfeição, o tempo pode ser o maior inimigo de um jornalista que esta começando agora.

Por fim, o jornalista é cobrado, o portal é cobrado e, por pequenos erros, a internet pode acabar com a reputação.

Aliás, a prática leva a perfeição, então treine bastante para que o texto jornalístico seja produzido em um ótimo padrão, independente da velocidade que ele seja feito.

Se você deseja ser um jornalismo no meio digital, cuide da sua saúde mental e estude bastante. Assim, você vai ganhar confiança e conhecimento para lidar com os desafios do Jornalismo Digital relativos ao tempo

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação