Search
Close this search box.

Burnout e trabalho na produção de conteúdo na internet

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

A relação entre Burnout e trabalho na produção de conteúdo é pouco discutido, mas precisamos falar sobre isso com urgência.

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, o Burnout é uma doença psicológica que pode afetar a sua qualidade de vida. Os sintomas variam entre cansaço, mental e físico, lapsos de memória, dor de cabeça, pressão alta e tristeza extrema.

O Burnout é causado pelo acumulo de estresse e tensão emocional causadas pelo trabalho, inclusive na produção de conteúdo.

Por isso, esse artigo terá dicas de como não cair no Burnout e ajudar na sua saúde mental e física.

Aproveitar momentos de lazer

É difícil, mas não leve a sua rotina de trabalho e estudos para momentos de lazer. Por isso, esteja presente mentalmente nos seus momentos de lazer.

Por exemplo, se tiver jantando com a sua família, evite conversar e pensar sobre o trabalho. Se for assistir um filme com seu parceiro ou parceira, aproveite o filme.

Separe o joio do trigo, deixe os assuntos de trabalho para serem resolvidos e analisados no trabalho, no seu horário. Com isso, você não se sente sobrecarregado e não é atingido pelo Burnout.

Faça alguma atividade somente por prazer

Mesmo amando o seu trabalho, ele é uma obrigação. Você precisa dele para se sustentar financeiramente, te proporcionando moradia e alimento.

Encontrar uma outra atividade que você ame, mas que não seja uma obrigação, é cuidar do seu psicológico. Pode ser uma atividade física, uma prática artística ou um trabalho manual.

Reconheça os seus méritos

A falta de realização profissional é um dos grandes motivadores do Burnout. Isso se intensifica quando você não reconhece o quão longe chegou e compara a sua jornada com a do outro.

Reconhecer seus méritos é importantíssimo para quem trabalha na internet, onde as comparações são sempre feitas. Observe como a sua escrita melhorou, como a sua capacidade de desenvolvimento profissional foi aprimorada e como o seu currículo enriqueceu. 

Apesar de trabalhosa, não devemos nos sobrecarregar com a produção de conteúdo. Por isso, não deixe de estudar para que não se torne uma atividade difícil e cansativa. Confira os nossos cursos, pois eles podem te ajudar a ser um jornalista de sucesso sem estresse!

E não esqueça, se auto conhecer para estar fazendo exatamente o que ama e te incentiva “embrionariamente”, é muito importante, além de também ser necessário entrar na sua rotina, a pausa.

Nada em excesso é saudável. Se quiser ajuda pra se auto conhecer profissionalmente, mande um e-mail para: contato@fernandafelix.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *