Saiba o que é e como usar o Pinpoint

Saiba o que é e como usar o Pinpoint

A ferramenta de pesquisa do Journalist Studio facilita a triagem de dados de pesquisas jornalísticas. Leia para descobrir o que é e como usar o Pinpoint!

Em outras palavras, o Pinpoint é uma plataforma que te ajuda a analisar e explorar dados dentro de um grande volume de documentos.

Como todos os serviços do Google, você precisa primeiro criar uma conta Google para utilizá-lo. E embora o uso da plataforma seja gratuito, você deve solicitar acesso a plataforma, antes do seu primeiro uso. Esse pedido só acontece na primeira vez e a aprovação costuma chegar em poucos minutos na sua caixa de e-mail.

COMO USAR O PINPOINT

O Pinpoint suporta diversos tipos de arquivos, como imagens, pdfs e áudios, por exemplo. 

Depois de criar uma pasta, basta adicionar os documentos direto do seu computador ou do Drive. A plataforma começa a fazer a triagem automaticamente depois disso. No canto direito da tela você consegue ver as referências de pessoas, organizações e locais citados nos arquivos. 

Além disso, você pode pesquisar os termos que quiser encontrar dentro do que adicionou. O site mostra as citações e também o local, dentro dos arquivos, onde elas se encontram. Eles costumam ficar marcados dentro das páginas. 

Para mais, o Pinpoint também apresenta a opção de adicionar arquivos de áudio e deixar a própria plataforma transcrevê-los. Dessa forma fica muito mais fácil de acessar o que foi dito em uma entrevista, por exemplo, em muito menos tempo!

Seja para tv, online, rádio,ou outro meio de comunicação, saber como usar o Pinpoint vai facilitar o seu processo de apuração e desenvolvimento de uma pauta.

Outra facilidade dentro deste serviço é o acesso a pastas de conteúdos de grandes veículos jornalísticos como The New York Times e The Guardian. Os assuntos costumam variar e ser atualizados, mas é uma ótima forma de explorar a plataforma!

Por fim, o Pinpoint se assemelha a alguns outros serviços do Google como o Docs, Planilhas e Apresentações porque permite que você compartilhe as pastas que criou com seus documentos. Assim, fica mais fácil de trabalhar em equipe em uma mesma reportagem!

Agora que você já sabe como utilizar o Pinpoint, não deixe de conferir como usar o Drive, para armazenar todos os arquivos que precisar!

Até a próxima pauta, pessoal!

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