Search
Close this search box.

Como entrevistar por telefone pode facilitar a sua vida

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Nos dias atuais, é aconselhado fazer entrevistas via telefone. Muitas vezes podemos perder o entrevistado pela falta de tempo (problema do século, de todos), e o deadline, como fica? Por isso, pensando neste “problema do século”, é necessário imaginar como entrevistar por telefone pode facilitar a sua vida.

Como entrevistar por telefone

Para não perder tempo, outros mecanismos tiveram que ser criados, e utilizados.

Como tudo hoje é feito através dos smartphones e redes sociais para deixar tudo ao alcance das mãos. A entrevista não ficaria para trás.

Como usar o caderninho ou gravador de voz do celular perdeu um pouco a procura.

A velocidade e a baixa qualidade de gravação, pela falta de proximidade com o sujeito devido o viva-voz, faz com que problemas apareçam.

A dica seria pelo telefone.

Existe o microfone Olympus TP-8 de telefone

(US$20) faz com que seja possível gravar os dois lados de uma conversa no celular ou telefone fixo.

Para usar o TP-8, você conecta o cabo no microfone de qualquer gravador de voz que você está usando e colocar o fone de ouvido na orelha.

Há um microfone altamente sensível no fone de ouvido que capta o que o entrevistado está dizendo.

Enquanto o gravador de voz capta a sua voz, conseguindo ambos os lados da conversa como um arquivo no seu gravador de voz.

Aplicativos de gravação para telefones celulares

São utilizados, tanto para iPhone e dispositivos Android. Algumas opções: TapeaCall (US$10), que funciona apenas no iPhone; Record my Call, disponível somente em Android.

Se você tem uma entrevista com uma pessoa no exterior, pode usar Free Conference Call International que oferece gravação de chamadas de cortesia.

Esta opção só funciona quando você e a pessoa que você está entrevistando discam para um número.

Google Voice

É um serviço gratuito que permite gravar entrevistas com qualquer telefone e enviar os arquivos de MP3 para sua caixa de entrada, que podem ser baixados ou enviados por e-mail.

A grande desvantagem do Google Voice é que funciona apenas com as chamadas recebidas. Peça para o seu entrevistado ligar para você.

Não importa o sistema de gravação que você escolheu, sempre verifique de salvar sempre seus arquivos de áudio imediatamente no seu computador, disco rígido externo ou na nuvem.

4 respostas

  1. As matérias e informações desenvolvidas neste site jornalístico são de grande valia para todos que se dispõe a estudar Jornalismo.

  2. Os conteúdos são bastantes satisfatórios amei e espero que continuem ajudando, é um grande contributo para o mundo do jornalismo.

    1. Fico muito feliz de poder saber que o trabalho que realizamos a 7 anos, auxilia muito em sua carreira! Conte sempre conosco, nossos conteúdos e treinamentos em cursos. Até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *