4 dicas para fazer um bom portfólio de Social Media

4 dicas para fazer um portfólio de Social Media

O principal objetivo de um portfólio é apresentar os trabalhos já concluídos de um profissional ou estudante. Para quem deseja atuar como Social Media, também é necessário um portfólio para ajudar na procura de empregos

Contudo, não é tão simples montar um portfólio de trabalhos de Social Media, principalmente se o profissional ainda não tem experiência. 

Por isso, reunimos 5 dicas para produzir um bom portfólio de Social Media

1- Se apresente 

A apresentação deve ser mais detalhada do que a presente no currículo, mostrando as experiências pessoais nas redes sociais.  

Além disso, vale a pena destacar no portfólio o interesse do Social Media por redes sociais, mostrando pesquisas recentes, dados e até infográficos sobre as últimas análises sobre comportamento no meio digital

Aliás, use e abuse dos gráficos, eles dão credibilidade à informação e autoridade sobre o conteúdo. 

2- Participe de projetos 

Vale desde criar uma página própria em alguma rede social até se oferecer como voluntário para trabalhar no Facebook de um abrigo de animais. Depois disso, tire prints mostrando os insights de quando começou o trabalho e depois de semanas e meses de trabalho. 

É importante que o portfólio mostre que vale a pena contratar o serviço de Social Media. Mostrando, assim, que ele é relevante para os objetivos da organização. 

3- Escolha onde apresentar esse conteúdo 

A Academia do Jornalista orienta a criação de um blog, que, assim, é possível mostrar todo o portfólio do profissional de forma organizada e catalogada. 

O principal objetivo do espaço que o blog oferece é praticar o aprendido na faculdade e em cursos. Além disso, o blog é um espaço para expor seus conteúdos, afirmando sua identidade na web, no qual é muito exigido

Contudo, muitos jornalistas preferem colocar no blog somente seu conteúdo escrito. Nesses casos, pode criar uma conta no “Behance” ou fazer um arquivo em PDF e anexar no currículo. 

Aliás, cuidado para não fazer um trabalho visualmente carregado e aposte na simplicidade

4- Adicione um planejamento hipotético 

Por fim, desenvolva uma organização fictícia e desenvolva uma estratégia comunicacional de redes sociais para ela. Dão deixe de fora detalhes como criação de persona, funil de vendas, possíveis pautas e o planejamento de conteúdo. Aqui é o momento de mostrar que domina conteúdo digital. É importante que deixe bem claro que é uma situação hipotética para mostrar que domina o assunto. 

Entretanto, é necessário ter cuidado no portfólio para que o contratante compreenda que o Social Media não faz esse trabalho todo sozinho, mas em conjunto com uma equipe de comunicação

Se O que faz um Social Media? ainda é uma dúvida, aproveite e siga a linha de aprendizado. E, também, aprenda 3 formas de como um blog pode ajudar seu portfólio.

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