Como fazer uma Redação Jornalística

Tempo de leitura: 3 minutos

Para elaborar uma redação jornalística de qualidade é importante que o hábito da leitura e pesquisa faça parte da rotina do profissional.

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

Quanto mais o jornalista sabe sobre o tema que está escrevendo, melhor será a compreensão do conteúdo da matéria pelo público-alvo em questão.

A seguir, você irá aprender dicas para a redação jornalística, sua elaboração, além de técnicas de escrita, que irão auxiliar na produção do texto.

O que é uma redação jornalística?

São definidos como redação jornalística, textos produzidos para jornais, revistas, TV, rádio e sites da internet.

Os conteúdos elaborados são de caráter informativo, porém escritos de maneiras diferentes, de acordo com a linha editorial do veículo, criatividade do jornalista e linguagem compatível com o público-alvo.

O intuito da redação jornalística é despertar o interesse do leitor, respondendo as dúvidas existentes sobre o tema.

Exemplos de redação jornalística:

Como fazer uma Redação Jornalística

A redação jornalística tem a missão de atender um grande número de pessoas via meios de comunicação de massa, principalmente.

Para isso, é necessário que a linguagem utilizada seja simples e objetiva.

Os veículos de comunicação tendem a criar manuais de redação para facilitar que a produção de textos seja de forma homogênea, com um padrão de escrita que o público reconheça como sua marca e se identifique com ele.

O jornalista deve ter o poder da síntese. Frases curtas e concisas são mais fáceis de entender.

Textos longos podem soar confusos, e pode fazer com que o leitor se perca na leitura.

Procure se colocar no lugar do leitor, na hora de revisar a redação jornalística. Nem sempre o que escrevemos é interpretado da mesma forma por quem lê.

Não existem fórmulas para a criação jornalística, apenas perguntas que devem ser respondidas de modo coerente, de acordo com a criatividade e talento do redator.

Saiba alguns tipos de redação jornalística

Notícia:

Matéria factual, SEM a presença de opinião pessoal nem passagens de comentários diretos do redator.

Tem caráter informativo, para que o leitor faça sua própria interpretação sobre os fatos descritos na matéria.

Editorial:

Este tipo de texto jornalístico apresenta caráter OPINATIVO, seja de veículo em questão ou de seus editores. São textos curtos, simples, e COM ASSINATURA.

Crônica:

São textos jornalísticos que relatam acontecimentos do cotidiano. A narrativa conta com passagens subjetivas, criadas pelo autor do conteúdo, para ilustrar a redação jornalística.

Técnicas de redação jornalística

Além da estrutura das frases, a ordem em que as informações se apresentam, é fundamental para a compreensão do texto.

O enfoque definido para a elaboração do discurso, e principalmente o interesse do leitor interferem no resultado alcançado após a publicação do conteúdo.

Para ter sucesso em suas matérias, é necessário que o título seja atrativo. Ou seja, apresentar em poucas palavras o tema central da matéria, de modo inteligente e criativo.

No primeiro parágrafo, onde se encontra o lide (Lead), deve se responder as seguintes perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?

A ordem das respostas sobre o tema da pauta é apresentado no modelo de pirâmide invertida. Ou seja, das informações mais importantes para as menos importantes.

Organize suas ideias, e monte seu texto jornalístico conforme a ordem de prioridade em que as informações devem ser descritos.

Preparamos um modelo de pauta para usar em seu trabalho/estágio.

Ponha seu nome e e-mail que mandamos  para você em 10 minutos

9 Comentários


      1. FERNANDA , bom dia ! estava cursando o 6º Período de Jornalismo. Tranquei a minha Matrícula. Agora , voltei tem uma semana. estou com dificuldade. Esqueci muita coisa. Gostaria de obter mais fundamentos de Pauta, apuração , matéria , Redação Jornalistica .Como para efetivar esse contato Fernanda ? tenho urgência.

        Epitácio Muniz
        tel. 98029.2227

        Responder

        1. Olá Epitácio, boa tarde.

          Compreendo toda a sua dificuldade, e posso te ajudar com alguns treinamentos relativos a esses temas. Só não trabalho com telefone pessoal e nem WhatsApp. Se puder entrar contato via nosso e-mail, só contatar via o menu deste mesmo site (CONTATO no canto superior direito) e te envio mais detalhes, além de caso querer mais de três cursos fazemos um pacote, porém aqui abaixo segue os treinamentos, onde pode se inscrever diretamente.

          Nossos treinamentos são:

          Como fazer uma pauta jornalística passo a passo – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-pauta-jornalistica-passo-a-passo/

          Como escrever textos para web da forma correta – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-escrever-textos-para-web-da-forma-correta/

          Como fazer uma redação jornalística corretamente – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-elaborar-uma-redacao-jornalistica-corretamente/

          Como fazer uma apuração jornalística usando o Google Hacking – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-apuracao-jornalistica-usando-o-google-hacking/

          Como fazer uma notícia/reportagem de sucesso – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-noticia-ou-reportagem-de-sucesso/

          Como fazer uma entrevista jornalística – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-entrevista-jornalistica/

          Um forte abraço.

          Responder

  1. Ótimas dicas Fernanda!!! Parabéns
    Comecei a seguir seus videos a alguns dias e estou achando muito bom.
    Ja me formei a alguns anos e pra mim esta sendo ótimo refrescar a mente com novas dicas.

    Responder

    1. Que ótimo Samia.
      Fico feliz de verdade. Nós estamos começando a lançar nossos cursos, e no próximo ano, pelo mês de março, teremos sobre SEO para Jornalista, na concepção do novo jornalista, para você como formada é importante para uma atualização, já que é um conteúdo ainda novo aqui no Brasil, mas que abre 90% das portas.

      Abraço e até a próxima pauta.

      Responder

  2. Olá Fernanda!Uma vez eu li que reportagem é mais elaborada do que uma simples matéria. mas aí fiquei na duvida. Essa matéria é o que? A notícia?
    Gosto de Jornalismo, porém não entendo esse termo matéria. Cada jornalista diz uma coisa….

    Responder

    1. Claudio, matéria é qualquer conteúdo jornalístico, seja reportagem ou notícia, artigo… Matéria é um termo de escrita. Quando falaram simples matéria estão se tratando da notícia, que é factual e apenas com informações importantes, diferente da reportagem.
      Amanhã na Fan Page vou lançar um curso onde isso será bem batido. Veja pela manhã e se inscreva. Será um curso, sobre pauta, apuração, redação jornalística e técnicas de SEO para jornalistas. Em outras palavras, neste curso você aprenderá como elaborar qual conteúdo jornalístico vai fazer, como apurar esses dados, como escreve-lo e como divulga-lo.

      Aguardo sua inscrição, ter dúvida com matéria, notícia e reportagem é muito básico.

      Abraço e até a próxima pauta.

      Responder

      1. Não Claudio, mas os preços são acessíveis e em várias formas de pagamento. Este curso que te falei está 250,00 pq são 4 cursos diferentes em um, mas você pode pagar em boleto bancário, ou parcelar no cartão em até 12 x. Vale a pena.
        Nós não podemos colocar cursos gratuitos como os conteúdos diários porque nossa empresa é especialista em aulas online, logo custeados.

        Espero que tenha entendido, clica amanhã na nossa Page e veja o conteúdo que será ensinado ao vivo. Teremos poucas vagas por ser ao vivo, diferente dos demais no próximo ano. Então fica atento pra não perder a oportunidade.

        Forte abraço e até a próxima pauta.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *