Porque a convergência de mídia é importante para o jornalismo

Porque a convergência de mídia é importante para o jornalismo

O Jornalismo Digital tem como grande destaque a possibilidade da convergência de mídia. Isso significa que além de textos, outros elementos podem ser acrescentados para enriquecer seu conteúdo. 

Mas que elementos são esses? Por exemplo: vídeos, podcasts, infográficos, janelas interativas.

Essas possibilidades de forma equilibrada ajudam a compor um texto que será publicado na web.

Por isso é necessário considerar esses elementos ao escrever um texto. Sem deixar de lado a clareza e a objetividade, temos que considerar todas as vantagens que a tecnologia oferece.

Vale destacar aqui que a prática textual não está excluída da convergência de mídia. O objetivo principal é valorizar o conteúdo do site com todas as vantagens que as novas mídias oferecem.

Importância da convergência de mídia

Desde o início do jornalismo, o texto escrito era o elemento principal de um jornal. Isso quando não era o único.

Mas, com os desenvolvimentos tecnológicos, imagens começaram a aparecer em jornais. Dessa forma, ao longo dos anos, cada nova tecnologia era acrescentada na forma de fazer jornalismo. Atualmente, temos a internet que fornece tantos recursos que fica difícil citar todos. 

Na era de convergência, ou seja, encontro de mídias, quem ganha são os usuários. Ao buscar notícias sobre esportes encontramos não apenas as reportagens esportivas de sempre. Além delas, existem podcasts e vídeos aprofundando um tema. Ou então, grandes infográficos atualizando sobre as contratações de jogadores. 

Tudo isso ajuda a ilustrar as informações que o usuário busca em um site. Dessa forma, você mostra mais versatilidade para quem está clicando no seu conteúdo.

Por essa razão a convergência midiática é tão importante. Ao dar várias possibilidades de encontrar informações, o leitor ao entrar no seu site pode encontrar variedades de conteúdos em diferentes mídias. Gerando assim um engajamento maior em relação ao conteúdo produzido.

Contudo, é importante ter bom senso na hora de escolher as ferramentas. Não adianta encher uma página com inúmeros infográficos e vídeos e esquecer do texto. A ideia principal é achar equilíbrio entre todas as possibilidades apresentadas.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação