Search
Close this search box.

Como escrever com intenção

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Escrever com intenção é um dos segredos para escrever um bom texto. Ter a consciência do objetivo do texto permite que a produção dele seja um sucesso.

Nos melhores textos a intenção fica subentendida, discreta, para que a leitura seja fluida. Os textos com intenção mais nítida são mais rígidos e padronizados, tirando a fluidez da leitura e deixando o leitor desconfortável.

A intencionalidade do texto é importante, principalmente, em conteúdos de marketing, onde o objetivo final é a compra.

Para escrever um texto bom e com intenção, separamos 3 passos para que ele saia com qualidade.

Como escrever com intenção
Fonte: Academia do Jornalista

Saiba o objetivo do texto

Geralmente, o objetivo do texto está na pauta. 

Por exemplo, se for para redigir um texto denunciativo de caráter político é de bom tom registrar na pauta. Assim, o redator sabe como desenvolver e organizar o texto.

Escreva com consciência

Todo comunicador deve saber como comunicar com consciência. Isso permite que o objetivo da comunicação seja concluído.

Na produção de texto a regra é a mesma. A escolha certa das palavras, a separação dos subtítulos, a organização dos parágrafos e a origem das fontes podem traçar o objetivo do texto para uma intenção.

Em textos enunciativos, por exemplo, é mais nítido a intenção do autor.

Finalize com uma Call To Action

Por fim, uma boa Call to Action pode ser o convite para o leitor realizar o objetivo do texto. 

Se o objetivo do texto for informar, por exemplo, o autor pode convidar o leitor para buscar mais informação em algum site. Ademais, se o objetivo for criticar um filme, o autor pode pedir para que o leitor comente a sua opinião sobre a crítica e o filme, concordando ou discordando.

Sendo assim, a intencionalidade do texto ganha um aspecto mais nítido e indiscreto.

Aliás, se for um texto noticioso de caráter mais sério, evite usar o Call to Action.

Por fim, continue acompanhando a Academia do Jornalismo para saber como escrever com intencionalidade e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *