3 características do texto para rádio

3 características do texto para rádio

Esteja você no início, no fim da faculdade ou navegando pelo mercado de trabalho, provavelmente já sabe que os textos no jornalismo variam de acordo com os meios. O texto para TV exige um formato, o texto para internet exige outro e o texto para o rádio também tem suas características. 

Hoje vamos conhecer 3 destas características do radiojornalismo

1 – Linguagem simples

O texto de rádio deve ser simples e objetivo. Se você fizer algo complexo e cheio de rodeios perderá atenção de seus ouvintes. A maioria das pessoas que ouve radiojornal é simples e mais velha. Não use palavras difíceis!! Frases longas também perdem o ouvinte facilmente. Uma boa dica é usar palavras que chamem o ouvinte de volta como: “atenção” e “exclusivo”.

 2 – Escreva pensando em falar 

É importante lembrar que o texto será lido em voz alta por alguém que não o escreveu. O apresentador não pode se deparar com palavras difíceis na hora de ler a deixa. Não escreva palavras grandes ou muito cacofônicas. Não é hora de fazer um trava-língua! Frases longas podem fazer com que o apresentador precise parar para respirar e isso fica feio no microfone… Uma dica crucial é sempre ler em voz alta os seus textos antes de enviar para a apresentação. Também é costumeiro escrever tudo em caixa alta com barras (//). Assim o apresentador lê com facilidade e sabe quando fazer a pausa do respiro. 

3 – Relembre o assunto

O ouvinte pode ter acabado de ligar o rádio e ter pegado uma matéria pela metade. Por isso, uma técnica muito usada no rádio é lembrar constantemente o assunto falado. No rádio não existe o GC da TV, que informa o telespectador sobre a matéria. Use sempre: “Se você acaba de ligar o rádio está ouvindo uma matéria sobre o buraco tal na rua tal… ” 

Essas 3 dicas são as mais usadas nos textos para rádio. Um texto bem escrito no rádio é um texto bem falado no rádio!

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu amo as dicas que vocês nos dão. São tão úteis e sempre atualizando os conteúdos.
    Muito Obrigada por compartilhar conosco.

    1. Poxa, ficamos de coração muito felizes com este retorno. Todo conteúdo criado, do mais objetivo que seja, é feito em cima do Mercado de trabalho!
      Essa confiança de vocês é um grande incentivo pra nós. Muito obrigada.

      Até próximas pautas, estaremos sempre aqui para trazer mais profissionais capacitados para este mercado tão bonito, mesmo que difícil, e tão essencial mesmo que concorrido.

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação