Esteja você no início, no fim da faculdade ou navegando pelo mercado de trabalho, provavelmente já sabe que os textos no jornalismo variam de acordo com os meios. O texto para TV exige um formato, o texto para internet exige outro e o texto para o rádio também tem suas características.
Hoje vamos conhecer 3 destas características do radiojornalismo…
1 – Linguagem simples
O texto de rádio deve ser simples e objetivo. Se você fizer algo complexo e cheio de rodeios perderá atenção de seus ouvintes. A maioria das pessoas que ouve radiojornal é simples e mais velha. Não use palavras difíceis!! Frases longas também perdem o ouvinte facilmente. Uma boa dica é usar palavras que chamem o ouvinte de volta como: “atenção” e “exclusivo”.
2 – Escreva pensando em falar
É importante lembrar que o texto será lido em voz alta por alguém que não o escreveu. O apresentador não pode se deparar com palavras difíceis na hora de ler a deixa. Não escreva palavras grandes ou muito cacofônicas. Não é hora de fazer um trava-língua! Frases longas podem fazer com que o apresentador precise parar para respirar e isso fica feio no microfone… Uma dica crucial é sempre ler em voz alta os seus textos antes de enviar para a apresentação. Também é costumeiro escrever tudo em caixa alta com barras (//). Assim o apresentador lê com facilidade e sabe quando fazer a pausa do respiro.
3 – Relembre o assunto
O ouvinte pode ter acabado de ligar o rádio e ter pegado uma matéria pela metade. Por isso, uma técnica muito usada no rádio é lembrar constantemente o assunto falado. No rádio não existe o GC da TV, que informa o telespectador sobre a matéria. Use sempre: “Se você acaba de ligar o rádio está ouvindo uma matéria sobre o buraco tal na rua tal… ”
Essas 3 dicas são as mais usadas nos textos para rádio. Um texto bem escrito no rádio é um texto bem falado no rádio!
Respostas de 2
Eu amo as dicas que vocês nos dão. São tão úteis e sempre atualizando os conteúdos.
Muito Obrigada por compartilhar conosco.
Poxa, ficamos de coração muito felizes com este retorno. Todo conteúdo criado, do mais objetivo que seja, é feito em cima do Mercado de trabalho!
Essa confiança de vocês é um grande incentivo pra nós. Muito obrigada.
Até próximas pautas, estaremos sempre aqui para trazer mais profissionais capacitados para este mercado tão bonito, mesmo que difícil, e tão essencial mesmo que concorrido.