Search
Close this search box.

Como escolher uma Faculdade de Jornalismo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Escolher uma boa Faculdade de Jornalismo é fundamental para a sua carreira, pois te oferece recursos de estudos e pesquisa que te guiarão para ser um bom profissional.

Por isso, listamos alguns passos para que você escolha uma boa faculdade e possa se formar em uma instituição de ensino que te auxilie no desenvolvimento profissional e acadêmico

Veja a reputação da faculdade

Verificar os conceitos da faculdade de jornalismo pelo MEC é uma forma de ver o quão bom é o ensino do local.

Além disso, no site da Folha de São Paulo existe um ranking que mostra a relação de uma faculdade com a outra, usando o mercado e o ensino como classificação.

Caso você entre em uma universidade privada, vale a pena conferir em sites de reclamação as manifestações negativas do local.

Procure a grade de disciplinas

As disciplinas te indicam quais assuntos que a instituição mais aborda. Algumas têm mais disciplinas voltadas para as mídias tradicionais, então será mais simples arrumar vagas para o mercado de mídia tradicional no final da faculdade.

Você pode procurar a grade digitando “grade jornalismo” com o nome da sua instituição no site de buscas da sua preferência. Caso não encontre, as grades geralmente ficam disponíveis no site da instituição.

Converse com ex alunos

A experiência dos ex-alunos vale muito. Saber como foi a experiência deles com a docência é importante para saber se eles estão disponíveis para atender as necessidades dos alunos. 

Além disso, a experiência dos alunos com a relação do mercado de trabalho com a instituição também conta na escolha da faculdade de jornalismo que você deseja estudar.

Apesar da faculdade ser um ponto importante para o desenvolvimento da carreira, a presença de cursos extra curriculares no currículo são fundamentais para conseguir um primeiro emprego. Por isso, não deixe de conferir os cursos do Jornalista Pro, a plataforma de educação da Academia do Jornalista.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *