Search
Close this search box.

Jornalismo Digital e a interatividade na WEB

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Uma das grandes vantagens de produzir conteúdo no ambiente digital é a interatividade na Web. Assim, podemos receber informações que colaborem com a produção de conteúdo e feedbacks. 

A interatividade na Web se dá por diversos meios. No entanto, o principal é através das redes sociais

Jornalismo Digital e a interatividade na WEB
Fonte: Academia do Jornalista

Por exemplo, imagine que a Folha de São Paulo produz uma reportagem sobre os moradores de rua que ficam no MASP e a equipe de Social Media produz uma arte para divulgar a reportagem no Instagram e no Facebook. Em ambas redes sociais podemos analisar uma gama de comentários, desde solidariedade com a situação até discursos de ódio. 

Dessa forma, os produtores da reportagem e da arte para as redes sociais podem pensar como o seu conteúdo se relaciona com o público. 

Além disso, a interatividade na Web também permite o compartilhamento de informações com outras pessoas. Dessa forma, a circulação de informações aumenta de acordo com o interesse do público.

Como aumentar a interatividade na web

Apesar do público ler os conteúdos jornalísticos em sites e blogs, a maior interação acontece nas redes sociais. 

Por isso, a principal forma de aumentar a interatividade com os internautas é produzir conteúdos nas redes sociais que estejam alinhados com os conteúdos em sites e blogs. Nesse momento, é fundamental ter conhecimento de mídias sociais, como um Social Media, para saber estratégias de conteúdos nas redes sociais.

Na Academia do Jornalista, nós temos o curso de Social Media, um dos vários cursos presentes na nossa plataforma de cursos, Jornalista Pro, que fornece ferramentas para melhor conhecimento das Mídias Sociais.

Aliás, como o conteúdo principal não fica nas redes sociais, é fundamental deixar o link acessível para que os internautas confiram o conteúdo na íntegra. 

Para saber mais sobre como aumentar a interatividade na Web, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *