Estudos extras para ser um bom jornalista

Estudos extras para ser um bom jornalista

Na faculdade de jornalismo estudamos técnicas de textos, de fala e posicionamentos para ser um bom jornalista, contudo, não basta estudar redação para ser um bom jornalista, é necessário saber assuntos relevantes para a sociedade.

Por isso, listamos 3 assuntos que é recomendado que os jornalistas estudem para se tornarem profissionais relevantes.

Política

Com o aumento do uso das redes sociais, fica mais simples compartilhar opiniões políticas. No entanto, muitas opiniões podem ser carregadas de mentiras e visões equivocadas e ameaçadoras para a democracia.

Um bom jornalista deve dominar política e, dessa forma, atuar como agente a favor da democracia. 

Além disso, é normal pensar que jornalistas da área de esportes, entretenimento e até que trabalham em mídias sociais não precisam saber política. Entretanto, isso é um equívoco. Pois existem leis, distribuição de verbas, investimentos e diversas formas que o governo local trabalha nessas áreas.

História

Saber como a imprensa se comportou em momentos históricos é fundamental para não colaborar com a repetição de certos eventos. Além disso, saber história é fundamental para evitar influenciar a população de forma equivocada sobre certos assuntos.

Um exemplo atual é a série de conflitos que estão ocorrendo na Palestina, onde o povo mulçumano sofre nas mãos do governo de Israel. Todavia, muitos jornais colocam os mulçumanos na posição de terrorista e os judeus como heróis. Aliás, muitos judeus não defendem o governo autoritário de Israel.

Um bom jornalista deve sempre priorizar os fatos antes de passar para a população.

Sociologia

Na faculdade de jornalismo é comum deparar com pessoas que não conhecem o termo “luta de classes” e nem compreendem o feminismo contemporâneo. Não que isso seja um problema do aluno, mas é importante que ele compreenda a necessidade de se aprofundar em movimentos sociais durante seus estudos.

Não importa a área que for estudar, um bom jornalista deve ser consciente dos problemas sociais. Assim, ele compreende o que as pessoas enfrentam antes de compartilhar um assunto.

Por fim, a técnica jornalística é essencial para entrar no mercado de trabalho. Contudo, somente aqueles que dominam a sociedade e os assuntos relevantes podem alcançar o sucesso.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação